Últimas notícias

Fique informado

Como foi o Roadsec Rio de Janeiro

23/08/2017

Pra quem frequenta os tradicionais eventos corporativos de TI, terá um grande impacto ao conhecer o Roadsec, por mutias vezes hospedado em espaço cedido pelas universidades,  pois ele é muito diferente.

Sérgio Leal | Criptógrafo, Pesquisador e Colunista do Crypto ID

Por Sergio Leal

Agora em sua edição 50,  são mais de 400 inscritos e já tendo atingido mais de 1000 voluntários em 4 anos de existência.

Durante o dia todo o evento consegue prender a atenção da audiência, como nas oficinas acontecidas a tarde que foram super interessantes.

Mas gostaria de destacar a primeira parte da experiência, que percorreu toda a manhã.

Depois de muitos anos vendo o mercado de desenvolvedores migrando progressivamente para linguagens cada vez de nível mais alto, pude ver uma sala lotada com centenas de pessoas (e muitas de pé) assistindo uma micro aula de “assembly language“.

Tudo bem que era um ‘Hello World‘, mas sem dúvida o interesse demonstrado pelo publico deixa claro que os desenvolvedores de baixo nível não são uma especie em extinção.

Foto: Lídio Santos

Outro ponto que preciso destacar são as demonstrações de como as rede wi-fi de lugares públicos como (aeroportos, hotéis e afins) podem ser hackeadas com facilidade.

A maioria das pessoas não sabe o risco que corre quando aceita utilizar esse tipo de serviço, que nenhuma garantia é oferecida e que basicamente está mergulhando de cabeça no tiroteio velho oeste sem lei! Quando teremos empresas mais responsável com o publico que usa seus serviços?

Ao final de tudo que pudemos experimentar, o importante é a capacidade do evento de abrir portas para muita gente jovem encontrar um caminho nas áreas da tecnologia mais áridas e nem por isso menos recompensadoras.

*Sérgio Leal 

Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.

Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.

Criador do ‘Blue Crystal’: Solução software livre completa de assinatura digital compatível com ICP-Brasil

Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.

Bacharel em Ciências da Computação pela UERJ desde 1997.

Certificações:
– Project Management Professional (desde 2007)
– TOGAF 9.1 Certified
– Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)

Sérgio Leal  é colunista e membro do conselho editorial do CRYPTO ID.

Leia outros artigos do Sérgio!!

 

Foto: Lídio Santos

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Apenas usuários registrados podem comentar.