Últimas notícias

Fique informado

Como funciona o uso do Certificado Digital em trabalhos remotos? Ouça

24/06/2020

Spotlight

A Lei 14.063/2020 reconhece o valor das assinaturas digitais e faz a distinção entre assinaturas avançadas e qualificadas

A aplicação da Lei 14.063/2020 está direcionada à comunicação com entes públicos, mas é um passo importante para a consolidação da identificação digital no mercado brasileiro para o relacionamento de empresas privadas e suas comunidades.

30/09/2020

Guia do NIST sobre como recuperar arquivos perdidos por ransomware e por outros ataques de integridade de dados

Recuperação de ransomware e outros eventos destrutivos pode ajudar as organizações.

28/09/2020

Resolução possibilita reuniões do Comitê Gestor da ICP-Brasil por Videoconferência

Com a Resolução n° 176, de 21 de setembro de 2020, do CG da ICP-Brasil, ficam estabelecidos o prazo de 3 dias úteis para a convocação e a deliberação devendo ocorrer em seguida ao encerramento da Plenária por videoconferência.

28/09/2020

A sanção da Lei 14.063 de 2020, segundo agência Senado.

A nova lei cria dois novos tipos de assinatura eletrônica em comunicações com entes públicos e em questões de saúde: simples e avançada.

25/09/2020

Como gerenciar Identidades Digitais em empresas públicas e privadas? Ouça

Sobre como gerenciar eIDs, conversamos com Luís Correia – Business Development da AET EUROPE, empresa global na área de soluções de segurança digital.

02/09/2020

Documento digital x documento físico: saiba as diferenças! Ouça

Já parou para pensar quanto tempo uma empresa perde no ano, se forem somados todos os minutos que cada funcionário ocupa diariamente com tramitação de documentos em papel?

16/06/2020

Certificação Digital: novos negócios surgem para integradores de TI. Ouça

Há enorme potencial de negócios para integradores de TI junto

02/06/2020

Com o passar dos anos, a tecnologia se tornou uma das grandes tendências para gestão e um dos principais vetores de otimização e mobilidade para as mais diversas atividades realizadas por pessoas e empresas

Por Soluti

A quantidade de ferramentas e possibilidades oferecidas por meio de plataformas on-line, sites e aplicativos cresceu vertiginosamente, mostrando a força e adesão dos meios digitais.

Nesse cenário de transformação, por exemplo, hoje muito se fala em trabalho remoto, teletrabalho ou home office, um formato de prestação de serviços a distância, que tem como pilar o uso da Internet e de ferramentas digitais que dão suporte operacional, principalmente.


No entanto, o que nem todos sabem é que hoje o Certificado Digital é um grande aliado das empresas e profissionais quando o assunto é trabalho remoto. A seguir, mostraremos a você como a tecnologia de certificação tem se inserido nessa nova realidade do trabalho a distância, agregando uma série de diferenciais.

Ficou interessado? Continue a leitura e confira o que preparamos para informá-lo!

O que é o trabalho remoto?

Antes de qualquer esclarecimento sobre tecnologia, convém deixar claro o conceito por trás do trabalho remoto. É possível entender essa modalidade como um novo padrão da sociedade, um formato mais flexível, em que o trabalhador pode desempenhar suas funções a partir de diferentes locais, com a mesma produtividade e eficiência.

Sobretudo no cenário das grandes cidades, em que o tempo e esforço dedicados ao deslocamento até os postos de trabalho são significativos, o trabalho remoto se mostrou ser uma alternativa bastante viável, que contribui diretamente com a qualidade de vida do trabalhador e, ainda, com o orçamento das empresas.

Entre as melhorias geradas por esse formato de prestação de serviços, seja na ótica do colaborador, seja na ótica do empregador, é possível citar:

•redução de custos operacionais;

•menor desgaste do funcionário, pois ele pode cumprir suas obrigações de casa, de forma flexível;

•melhor aproveitamento do tempo;

•ganho de motivação;

•aumento de performance, entre muitas outras.

Na prática, o trabalho remoto está diretamente associado à inovação e à tecnologia. Como dito, diferentes soluções e ferramentas permitem às empresas e profissionais a implementação desse novo formato, a exemplo do Certificado Digital, como veremos mais adiante.

O que é o Certificado Digital e quais os seus tipos?

De modo objetivo, o Certificado Digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações do seu titular — como nome, endereço, e-mail, telefone, CPF/CNPJ, RG e afins. É com base nesses dados que o Certificado identifica precisamente o usuário em operações realizadas digitalmente.

Assim, na prática, o Certificado Digital funciona como uma carteira de identidade eletrônica, cuja principal função é atestar que quem pratica um determinado ato mediante certificação é realmente quem diz ser, evitando fraudes e rupturas na segurança da informação.

Existem diferentes tipos de Certificado Digital. Os mais comuns são:

•e-CPF: voltado para o uso do cidadão comum, pessoa física;

•e-CNPJ: exclusivo para empresas;

•SSL: para a identificação de páginas na Internet e proteção de dados que trafegam entre o usuário e os servidores de sites, e-commerces e afins.

Para que serve o Certificado Digital?

Como dito, a função primordial do Certificado Digital é garantir a identificação segura e confiável das pessoas em transações executadas em ambientes on-line. Como na Internet, em tese, não é possível conferir o rosto ou assinatura das partes, é preciso adotar meios capazes de atestar a identidade dos usuários, a fim de assegurar que dados e informações sejam acessados somente pelas pessoas autorizadas.

Hoje, as possibilidades de uso do Certificado Digital são variadas. Desde a assinatura eletrônica de contratos e documentos, até o acesso seguro a plataformas de serviços do Governo, como o Portal e-CAC, podem ser feitos com um Certificado válido, emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto de Tecnologia da Informação — ITI.

Além disso, é possível utilizar o Certificado para:

•emitir documentos fiscais;

•participar de leilões on-line;

•cumprir obrigações acessórias, como o envio da declaração de Imposto de Renda;

•transferência de propriedade de veículos, entre outras.

Quais os principais benefícios do Certificado Digital?

A difusão do Certificado Digital no cenário atual não é injustificada. Na realidade, o crescimento dessa tecnologia se deve às inúmeras vantagens que ela é capaz de agregar, tanto para as pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios do Certificado Digital. Acompanhe!

Flexibilidade

O Certificado Digital chegou para romper muitas barreiras físicas na realização de transações e tarefas do cotidiano das pessoas. Com isso, flexibilizaram-se a comunicação de dados, a prestação de serviços e o cumprimento de diversas obrigações.

Aumento da produtividade

Especialmente no cenário empresarial, o Certificado Digital traz um grande ganho de produtividade. A exemplo, com o uso dessa tecnologia é possível concluir vendas e fechar contratos de maneira digital, viabilizando a assinatura remota de documentos. Tudo isso com segurança, integridade e total validade jurídica.

Dessa forma, empresas podem aumentar a produtividade de equipes e encurtar bastante o seu processo de vendas. Não bastasse, o Certificado ainda é crucial para o cumprimento de deveres junto ao Fisco, como a obrigatoriedade de emissão de documentos fiscais, automatizando todo o processo.

Garantia de proteção às informações

Do ponto de vista da segurança digital, a proteção conferida pelo Certificado também desponta como um dos seus principais benefícios. A utilização de avançados protocolos de criptografia, por exemplo, torna praticamente impossível a ocorrência de fraudes e acesso indevido a sistemas e informações sigilosas, isso em caráter pessoal ou corporativo.

Como ele é usado nos trabalhos remotos?

Trazendo para a realidade do trabalho remoto, o Certificado Digital tem um papel elementar. A seguir, destacamos algumas das possibilidades que essa tecnologia consegue agregar ao dia a dia das empresas e profissionais, reforçando atributos como a segurança da informação e a mobilidade. Vejamos!

Acesso seguro do funcionário por VPN

A partir do uso da Certificação Digital, empresas podem garantir o acesso seguro e criptografado do funcionário à sua VPN. Assim, o Certificado serve como uma ferramenta de identificação do empregado, garantindo que somente pessoal autorizado tenha acesso à VPN e possa trabalhar remotamente.

Assinatura de documentos digitalmente

Outra aplicação do Certificado Digital no contexto do trabalho remoto está na possibilidade de assinatura eletrônica de documentos. Com isso, é possível eliminar o uso de arquivos impressos, adotando um modelo digital, mais fácil de ser armazenado e compartilhado — o que é extremamente válido no formato de trabalho remoto.

O Certificado é a base para a assinatura digital de documentos, atestando a sua autenticidade e integridade, além de legitimar a sua validade jurídica para todos os fins.

Armazenamento na nuvem

Como reflexo do tópico anterior, a Certificação Digital permite às empresas migrarem suas atividades para o formato digital. Essa ação, na prática, garante o uso de documentos eletrônicos, muito mais seguros e de fácil manuseio.

Em vez de gastar tempo, espaço e recursos administrando inúmeros documentos impressos, o Certificado Digital é a chave para uma gestão simplificada, baseada em documentos digitais, os quais podem ser facilmente armazenados e acessados em nuvem, a qualquer hora e lugar.

Como adquirir o Certificado Digital?

Apresentadas tais vantagens e possibilidades que o Certificado Digital proporciona aos negócios e às pessoas físicas, uma dúvida é sobre como aplicar essa tecnologia na sua empresa. Nesse ponto, a Soluti, Autoridade Certificadora líder do mercado, pode ajudá-lo!

Como empresa de Certificação Digital, oferecemos uma ampla gama de soluções pensadas para atender às necessidades de usuários pessoa física e jurídica. Além disso, a Soluti dá um suporte completo e ativo para ajudá-lo a comprar o seu Certificado de maneira ágil e simplificada — inclusive on-line, a partir da Loja Soluti.

Por fim, o emprego do Certificado Digital em trabalhos remotos é só uma das inúmeras possibilidades que essa tecnologia representa na atualidade.

À medida que o tempo passa e os meios digitais são ainda mais inseridos na realidade das pessoas e negócios, maiores são as vantagens de uso dessa poderosa ferramenta, a qual alia custos, segurança e autenticidade aos mais diferentes atos praticados eletronicamente.

Fonte: Soluti Responde

Como assinar um documento utilizando o Certificado Digital? Ouça

Soluti disponibiliza gratuitamente o Assine.Online plataforma para assinatura digital e eletrônica de documentos. Ouça

Modernização: Governo Federal regulamenta digitalização e descarte de documentos físicos

Venha ler mais sobre certificação digital com os principais líderes do mercado!

  Explore outros artigos!