Últimas notícias

Fique informado
Como identificar um site Seguro e como comprar um SSL?

Como identificar um site Seguro e como comprar um SSL?

30/04/2012

Aí vão algumas dicas importante e fundamentais para que você não corra riscos ao finalizar uma compra na internet e para você que pretende adquirir um certificado Digital SSL para seu site.

Leia também os artigos
Tipos de Certificados SSL para proteger seu site
O que são SSL, SSH, HTTPS?
O que é Certificado SSL EV – Extended Validation?

Um selo de site seguro emitido por uma autoridade certificadora tem por trás um certificado digital.
O certificado digital cumpre duas finalidades:
Identificação inequívoca do site e criptografia dos dados entre a máquina do usuário e os servidores webs do site.

  • Busque o selo de identificação de Site Seguro aplicado no site.
  • Busque o selo que os principais sites e bancos brasileiros utilizam. Aquele que você já reconhece.
  • Clique sobre ele e verifique se foi emitido para o site em que você está navegando.
  • Verifique se este apresenta data em tempo real, ou seja, data e hora em que você está realizando a pesquisa.
  • Verifique se foi emitido por uma autoridade certificadora.

Existem muitas empresas que oferecem selos que fazem alusão a segurança do site, mas que não identificam o site e nem protejem suas informações. Na verdade prestam outros tipos de serviços aos sites e acabam confundindo tanto aos donos inexperientes dos sites quanto os visitantes destes. Fuja desses sites!! Porque se ele faz economia com sua segurança e tenta te confundir, não é nada confiável.

A compra de certificados SSL, no mercado brasileiro atualmente demanda o contato com o fornecedor por telefone que vai explicar ao comprador os diferentes processos de validação e a diferença entre os tipos certificados digitais SSL. O mercado brasileiro ainda não distingue com facilidade as funcionalidades dos diferentes tipos de certificados SSL. Por exemplo: não é claro as diferenças entre certificados múltiplos domínios, certificados SAN e Wildcards. Os compradores de SSL brasileiros não tem o hábito de buscar as informações sozinhos por meio da leitura de tutoriais com informações técnicas disponíveis nos sites dos fornecedores. Agregada a falta do hábito da leitura, contamos com a falta de informações sobre o assunto. Esse tipo de informação, não está disponível com facilidade. Adicionalmente, a compra muitas vezes é atribuída às áreas de compras das empresas que não possuem conhecimento como os técnicos de TI. Portanto, demandam o atendimento personalizado para distinguir entre as diferentes ofertas recebidas dos fornecedores. Ao adquirir um certificado SSL, o comprador precisa conhecer a DPC de cada autoridade certificadora. Não sabe o que é? Então leia O que é DPC

Leia e explique para sua área de compras que ao adquirir um certificado digital SSL sua empresa estará aderindo aos procedimentos da autoridade certificadora.Não se trata da compra de software e sim contratação de serviços.

_OTO2703_color_insania (2)

Regina Tupinambá

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Rio, trabalhou em importantes agências de propaganda nas áreas de pesquisa de mercado, planejamento estratégico, mídia, trabalhou em duas redes de televisão: TV Globo e Bandeirantes. Dirigiu sua empresa de marketing político por 6 anos e desde 1995 se dedica ao comércio eletrônico.

Trabalhou por 14 anos na Certisign Certificadora Digital como diretora responsável pelas áreas de Marketing e Comercial e hoje é CEO da Insania Publicidade, uma agencia de marketing interativo.
e-mail rtupinamba@gmail.com

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<