Últimas notícias

Fique informado

Como saber se uma assinatura digital está válida? Ouça

28/05/2020

Spotlight

A MP 983 e a classificação das assinaturas eletrônicas: comparação com a MP 2.200-2 | Por Fabiano Menke

Em 16 de junho de 2020 foi editada a Medida Provisória nº 983 (MP 983), que dispõe sobre as assinaturas eletrônicas em comunicações com entes públicos e em questões de saúde, e trata sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos.

29/06/2020

Compra do Certificado Digital Certisign sem sair de casa. Ouça

Você sabia que, agora, além de renovar, você também pode comprar seu Certificado Digital sem sair de casa? Saiba mais como é possível.

29/04/2020

Você recebeu um documento, autenticado por meio do Certificado Digital, e quer ter a certeza de que ele foi assinado dentro dos padrões da ICP-Brasil e que, portanto, tem respaldo jurídico? Ou que a assinatura digital ainda está no “prazo de validade”? 

Por Certisign

Para isso, você pode utilizar o Verificador de Assinaturas Certisign, funcionalidade disponibilizada no Portal de Assinaturas Certisign. Para saber mais como funciona este serviço, leia até final este artigo. Vamos lá?


O que é o Verificador de Assinaturas?

O Verificador de Assinaturas é uma plataforma que valida assinaturas digitais. Por isso ela é capaz de verificar a integridade e autenticidade da assinatura e do documento original, bem como checar se o arquivo em questão está com assinatura aderente às normas da ICP-Brasil.

Além disso, o Verificador confere se a assinatura em questão ainda está no “prazo de validade”, no caso das autenticações que não contenham Carimbo de Tempo.

Sendo assim, para realizar esse processo de verificação, o sistema valida o caminho de Certificação completo do Certificado Digital dos signatários e dos Carimbos de Tempo (caso o documento o tenha).

Como faz para validar um documento no Verificador de Assinaturas?

Primeiro você deve clicar aqui para acessar o Verificador de Assinaturas. Em seguida, verá que a plataforma disponibiliza duas formas para verificação. Caso o documento tenha sido assinado no Portal de Assinaturas, é possível inserir o número do protocolo. Esta numeração está localizada na última página da certidão ou no arquivo chamado “Manifesto”, que vem no download do documento.

Porém, se a autenticação foi feita por outro sistema, será necessário fazer o upload do arquivo que recebeu a assinatura. Logo, este método verifica qualquer assinatura digital que esteja de acordo com as normas da ICP-Brasil. Desta forma é possível, também, verificar um lote de assinaturas de uma vez e extrair um relatório, se desejar.

Por que o Verificador de Assinaturas é importante?

O Verificador de Assinaturas Certisign é um suporte para validar a vigência e a conformidade da assinatura com o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital (PBAD), criado a partir do DOC-ICP-15 do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação – ITI. Portanto, para profissionais que lidam com contratos de alto risco, por exemplo, a plataforma é um braço direito.

Afinal, a assinatura deve estar 100% dos padrões e dentro do prazo de validade para que ele seja executado.

Que tipos de documentos podem ser validados no Verificador de Assinaturas?

O Verificador de Assinaturas é capaz de validar assinaturas CAdES e PAdES. Para verificar assinaturas CAdES você pode enviar o arquivo p7s, que acompanha o documento assinado, ou o ZIP que contendo o p7s e o documento original dentro. Em contrapartida, para as assinaturas PAdES, basta enviar o próprio PDF assinado.

Dúvidas frequentes

Quem pode utilizar o Verificador de Assinaturas?

Qualquer pessoa que quiser verificar a autenticidade de uma assinatura digital pode fazer esta conferência.

Quanto custa para verificar uma assinatura digital?

A princípio, nada. Contudo, o Verificador de Assinaturas é um serviço disponível de forma gratuita e ilimitada aos usuários do Portal de Assinaturas. Portanto, para utilizá-lo, é necessário, primeiro, adquirir os serviços do Portal.

É possível verificar várias assinaturas de uma vez?

Sim, o Verificador de Assinaturas é capaz de validar a assinatura digital de mais de um documento de uma só vez.

Do que é composta uma assinatura digital?

Após a finalização de assinatura realizada por meio de um Certificado Digital ICP-Brasil, é disponibilizado um arquivo ZIP para ser baixado. Nesta pasta são encontrados o documento original (sem as assinaturas) e o assinado, o qual vem acrescido das seguintes informações:

•Nome do signatário;

•QR Code;

•Número do hash do documento;

•Código para verificação;

•Carimbo de tempo com data e hora da assinatura do documento (em alguns casos).

Qual é o prazo de validade de uma assinatura digital?

Se a assinatura digital contiver o Carimbo de Tempo, o qual atesta hora e data da autenticação, ela é vitalícia. Entretanto, caso o documento não tenha o Carimbo do Tempo, a vigência da assinatura durará até o vencimento do Certificado Digital do signatário.

Quantas vias um documento digital pode ter?

Diferentemente dos documentos físicos, aqueles que são autenticados por Certificado Digital não têm “vias”. Neste caso, a versão digital sempre será a “original” e, caso ele tenha de ser impresso por alguma razão específica, aquele papel será uma cópia, independente de quantas vezes ele for materializado.

Vale ressaltar que o documento com assinatura digital pode ser inteiramente tramitado no meio virtual, desde a autenticação até o envio e a guarda.

Fonte: Certisign Explica

Entrevista com Marcio D’Avila, especialista da Certisign, sobre a viabilização das transações online. Ouça

Certisign e OAB disponibilizam 200 documentos grátis por mês para assinatura no Portal de Assinaturas. Ouça

Certisign é a primeira Autoridade Certificadora a emitir Certificado Digital totalmente online. Ouça

Certisign lança plataforma para assinatura digital de receitas médicas à distância. Ouça

Acompanhe o Crypto ID nossa coluna completa sobre assinatura eletrônica e digital!

  Explore outros artigos! ] i