Últimas notícias

Fique informado

Conheça as regras para renovação de certificado digital para condomínio durante pandemia. Ouça

08/05/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

SMIME: A importância do email estar seguro nesse tempo de home office

O trabalho em home office já era uma realidade para muitas pessoas, mas com a pandemia, e a necessidade de um certificado digital aumentou.

27/04/2020

Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) levou a pauta ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que aprovou alterações nas regras para renovação de certificados digitais para condomínio enquanto durar a pandemia

Por Valid Certificadora

A pandemia do coronavírus vem alterando a rotina dos brasileiros nas mais diversas frentes. Em um cenário em que a recomendação dos órgãos de saúde pública é de se promover o distanciamento social e de se evitar aglomerações, as assembleias de condomínio estão, em sua maior parte, suspensas por todo o país.


Com isso, em alguns condomínios, a reunião para eleição de síndico ou administrador foi impactada. Como consequência, a ausência de comprovação do atual responsável impossibilitava a aquisição ou renovação do certificado digital do condomínio devido à expiração de mandato.

Precisa renovar o certificado digital do seu condomínio? Continue a leitura deste artigo e confira o que muda e como a Valid Certificadora pode ajudar você!

Novas regras para renovação de certificado digital para condomínio

Resumidamente, a situação em que muitos condomínios se encontraram é resultado da expiração do mandato do síndico junto com a expiração do certificado digital do condomínio.

Com o certificado vencido, não é possível acessar o portal Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal e, assim, a segurança jurídica do condomínio no seu todo fica comprometida.

O ITI definiu, por meio da Instrução Normativa nº 04, de 7 de abril de 2020, algumas alterações nas regras para renovação de certificados digitais de condomínios enquanto durar o estado de emergência de saúde pública:

(…) a comprovação dos poderes de representação legal de condomínios será realizada mediante apresentação do último documento de eleição do síndico, independentemente da expiração ou não do respectivo mandato”.

Estando o síndico com mandato expirado, basta apresentar, na renovação do certificado digital do condomínio, uma declaração constando que não foi possível realizar a nova assembleia.

A declaração deve ser assinada, preferencialmente, com uso de certificado digital ou, não sendo possível, à mão e digitalizada.

A normativa estabelece que a renovação nesses critérios está autorizada enquanto durar a crise de saúde pública da Covid-19, mas os certificados renovados nessas condições podem ter validade de até um ano.

Em resumo, os condomínios estão autorizados a renovarem seus certificados digitais mesmo que no momento não tenham um síndico em exercício eleito por meio de Assembleia Geral Ordinária — cabendo ao último síndico proceder com a renovação.

Como a Valid Certificadora Digital pode ajudar você

A Valid Certificadora é uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada junto ao ITI que atende a todas as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e dispõe de uma gama completa de certificados digitais, incluídos e-CNPJ e certificado para Conectividade Social.

Além disso, oferece renovação online para certificados de modelo A3 (em mídia criptográfica) e é a pioneira em portabilidade para certificados digitais, permitindo que você faça sua renovação com a Valid independentemente de qual seja a autoridade que emitiu o seu atual certificado.

Fonte: Pode Contar por Valid

Coronavírus: O que mudou na renovação on-line do certificado digital na Valid Certificadora. Ouça

Valid Certificadora realiza portabilidade de certificado digital por videoconferência. Ouça

Certificação Digital ICP-Brasil é classificada como serviço essencial pelo Governo Federal. Ouça

Saiba como fazer a renovação do seu certificado acompanhando nossa coluna exclusiva!

  Explore outros artigos! ] i