Últimas notícias

Fique informado

CounterSign faz depósito de patente de tecnologia de assinatura digital com biometria

11/04/2019

Após 1 ano de pesquisa e desenvolvimento, a CounterSign registra tecnologia que permite a validação da pessoa que realizou a assinatura digital (Match On Digital Signature), de forma a propiciar a rastreabilidade a qualquer tempo de que uma assinatura digital foi produzida por aquela pessoa.

A tecnologia consegue agregar justamente o que faltava na biometria, a rastreabilidade em transações e o não-repúdio. E agregar na assinatura digital a prova contundente de posse da chave privada.

A biometria vem sendo utilizada para autenticação, mas os registros transacionais não permitem de forma rápida e direta a demonstração que determinada transação foi de fato executada pela pessoa detentora da biometria.

A tecnologia permite a redução de custos processuais e principalmente periciais, uma vez que trazem elementos de comprovação da ligação da transação com a pessoa, detentora da biometria.

A tecnologia também pode ser utilizada como diferencial no Certificado Digital sem comprometer a identidade da pessoa.

“A utilização dessa tecnologia agregada ao processo de validação de um certificado digital pode contribuir com a redução do preço do certificado pela simplificação do ato. A validação do titular  poderá ser resolvida contra a própria assinatura simplificado o processo, diz Marcio Ramirez, fundador da CounterSign.

Marcio Ramirez

Perguntamos ao Ramirez quais seriam os outros perfis de empresas que podem incorporar essa tecnologia além das Autoridades Certificadoras citada por ele para exemplificar a aplicação da tecnologia, e ele nos respondeu:

Qualquer empresa interessada na adoção de biometria para o registro de transações, pode utilizar e se beneficiar dessa tecnologia. Bancos e organizações do segmento de saúde são bons exemplos, mas estamos falando de uma tecnologia (especificação), não uma solução (sistema/software pronto), portanto, qualquer empresa interessada na adoção de biometria para o registro de transações, pode utilizar e se beneficiar, conclui Ramirez.

 

 

Conheça nossa coluna sobre Biometria

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre perda de chaves

Autenticação eletrônica por meio do Certificado Digital: entenda sobre! – Ouça

E-mail corporativo: 10 boas práticas indispensáveis para fazer um uso eficiente do e-mail – Ouça

24set(set 24)19:0026(set 26)18:0017º CertForum - Etapa Brasília - De 24 a 26 de setembro 2019. Confira a Programação!Reunirá diversos gestores dos setores público e privado19:00 - 18:00 (26) Instituto Serzedello Corrêa Escola | Superior do Tribunal de Contas da União, ISetor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3