Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só o início.
O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade eletrônica que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.
O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com certificado digital contida no chip.
O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas desde o final do século XIX.
Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran.
A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possuem tecnologia que permite a adesão à certificação digital, ou seja, os cartões já possuem o chip criptográfico que armazena o certificado digital A3.
Em breve, o Crea-SP se tornará uma autoridade de registro vinculada a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que tem como PSS – Prestador de Serviço de Suporte a Autoridade Certificadora Digitalsign, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos por com validade por até três anos.
Ao falar com o Crea-SP soubemos que os associados contarão com preços diferenciados, só não adiantaram quanto será o valor.
Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá seu próprio certificado digital para utilizar o novo sistema.
Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV
Colaboração: Gustavo Fernandez (fotos)