Últimas notícias

Fique informado
Crea-SP entra na era da certificação digital

Crea-SP entra na era da certificação digital

27 de julho de 2016

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital   O CREA-RJ em parceria

29 de julho de 2016

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só o início.

O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade eletrônica que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com certificado digital contida no chip.

O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas  desde o final do século XIX.

Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran.

A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possuem  tecnologia que permite a adesão à certificação digital, ou seja, os cartões já possuem o chip criptográfico que armazena o certificado digital A3.

Em breve, o Crea-SP  se tornará uma autoridade de registro vinculada a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que tem como PSS – Prestador de Serviço de Suporte a Autoridade Certificadora Digitalsign, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos por com validade por até três anos.

Ao falar com o Crea-SP soubemos que os associados contarão com preços diferenciados, só não adiantaram quanto será o valor.

Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá seu próprio certificado digital para utilizar o novo sistema.

Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Gustavo Fernandez (fotos)

5 Comentários até agora

Ir para a discussão
  1. MBO disse:

    O CREA SP nao consegue ate hoje (2019) emitir as carteiras funcionais dos profissionais em dia….imagina ser autoridade em certificaçaõ… piada pronta!!!

  2. RCarrieri disse:

    E o pior é que agora o Corpo de Bombeiros está exigindo a certificação digital para aprovar os projetos… o CREA me informou que o serviço é pago e que eu é que tenho que contratar… que caras de pau!!!
    Uma anuidade estratosférica e inútil!!!

  3. Valdir Mourão disse:

    Mais uma atitude para complicar a vida do profissional, a tal certificação digital, para que? somente para burocratizar e tornar as coisas mais caras, ou seja inventaram mais uma despesa para o sofrido profissional pagar. Parabéns CREA e CORPO DE BOMBEIROS. INVENTEM MAIS UMA.

  4. MBO disse:
    22/04/2019 às 15:49
    O CREA SP nao consegue ate hoje (2019) emitir as carteiras funcionais dos profissionais em dia….imagina ser autoridade em certificaçaõ… piada pronta!!!

    Concordo co você

    maior picaretagem.

    acho que o CREASP nao paga o fornecedor das carteirinhas.
    só pode se Esse é o motivo do atraso

    sou a favor de uma intgervenção e uma auditoria

  5. Fernando Vieira disse:

    Uma pena que ainda hoje o creasp não se tornou uma certificadora.

<