Últimas notícias

Fique informado
Crea-SP entra na era da certificação digital

Crea-SP entra na era da certificação digital

27/07/2016

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital   O CREA-RJ em parceria

29/07/2016

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só o início.

O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade eletrônica que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com certificado digital contida no chip.

O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas  desde o final do século XIX.

Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran.

A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possuem  tecnologia que permite a adesão à certificação digital, ou seja, os cartões já possuem o chip criptográfico que armazena o certificado digital A3.

Em breve, o Crea-SP  se tornará uma autoridade de registro vinculada a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que tem como PSS – Prestador de Serviço de Suporte a Autoridade Certificadora Digitalsign, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos por com validade por até três anos.

Ao falar com o Crea-SP soubemos que os associados contarão com preços diferenciados, só não adiantaram quanto será o valor.

Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá seu próprio certificado digital para utilizar o novo sistema.

Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Gustavo Fernandez (fotos)

5 Comentários até agora

Ir para a discussão
  1. MBO disse:

    O CREA SP nao consegue ate hoje (2019) emitir as carteiras funcionais dos profissionais em dia….imagina ser autoridade em certificaçaõ… piada pronta!!!

  2. RCarrieri disse:

    E o pior é que agora o Corpo de Bombeiros está exigindo a certificação digital para aprovar os projetos… o CREA me informou que o serviço é pago e que eu é que tenho que contratar… que caras de pau!!!
    Uma anuidade estratosférica e inútil!!!

  3. Valdir Mourão disse:

    Mais uma atitude para complicar a vida do profissional, a tal certificação digital, para que? somente para burocratizar e tornar as coisas mais caras, ou seja inventaram mais uma despesa para o sofrido profissional pagar. Parabéns CREA e CORPO DE BOMBEIROS. INVENTEM MAIS UMA.

  4. MBO disse:
    22/04/2019 às 15:49
    O CREA SP nao consegue ate hoje (2019) emitir as carteiras funcionais dos profissionais em dia….imagina ser autoridade em certificaçaõ… piada pronta!!!

    Concordo co você

    maior picaretagem.

    acho que o CREASP nao paga o fornecedor das carteirinhas.
    só pode se Esse é o motivo do atraso

    sou a favor de uma intgervenção e uma auditoria

  5. Fernando Vieira disse:

    Uma pena que ainda hoje o creasp não se tornou uma certificadora.

<