O e-commerce vem crescendo a cada ano e consequentemente se tem a necessidade de manter os dados dos clientes protegidos, entrando ai a importância do certificado digital
No primeiro semestre de 2019, o comércio eletrônico faturou R$ 26,4 bilhões, o que significa um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Nielsen.
A questão é que, para conduzir os negócios, essas empresas necessitam da Internet. Consequentemente, para garantir a segurança da operação e dos dados dos clientes se faz necessária não apenas a adesão a certificados digitais como também o perfeito controle da validade dessas licenças. Mas, será que as empresas estão se precavendo?
Um levantamento interno da Etek NovaRed, maior provedora de soluções integradas de segurança da informação da América Latina, revelou que a adesão das empresas a soluções de gestão de certificados digitais cresceu no ano passado, sendo o segmento de Serviços o maior comprador (40%), seguido de empresas do setor Financeiro (27%), Telecomunicações (24%) e Outros (9%).
Afinal, coordenar internamente a substituição ou renovação dos certificados ainda é um grande desafio para as organizações.
A importância do certificado digital
Quando efetua uma compra, o cliente espera que a operação seja segura.
Nesse contexto, o certificado digital está entre as ferramentas que permitem a sistemas e servidores autenticarem uns aos outros, protegendo dados e validando que apenas usuários e sistemas autorizados realizem comunicações de entrada e saída e transações de negócios.
Mais de 70% das empresas desconhecem a situação de seus certificados
Para que um e-commerce se considere seguro, o ideal é que ele saiba quantos certificados possui, onde estão localizados, quando suas validades irão expirar e quais autoridades os emitiram. O grande problema é que, de acordo com pesquisa da Fortune 1000 Companies, mais de 70% das empresas mapeadas revelaram ter dados incompletos sobre a situação de seus certificados e chaves criptográficas.
A solução é investir no gerenciamento automatizado
Em geral, a validade dos certificados digitais gira entre um e cinco anos. Quando o prazo expira, o sistema da marca pode ficar totalmente inoperante ou aplicações-chave podem ter sua operação comprometida.
Além disso, é preciso manter constante monitoramento para entender se, apesar de válido, o certificado está em perfeito funcionamento. Tudo isso reforça a necessidade de uma gestão automatizada das licenças.
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