Últimas notícias

Fique informado
Criptografia e certificação digital: segurança na contabilidade online

Criptografia e certificação digital: segurança na contabilidade online

22/02/2016

A Contabilidade Online é um conceito que une contabilidade tradicional às vantagens proporcionadas pela tecnologia. Com ela, o usuário conta com o trabalho de contadores reais e pode usar sites e aplicativos para gerenciar os números, ter acesso a documentos e ganhar mobilidade. A segurança nas transações é garantida tanto na armazenagem de dados quanto no envio dos mesmos.

No caso da armazenagem de dados, a hospedagem se dá em servidores de grande porte  – como os da Amazon e os do Google, que vendem seu espaço excedente -, de forma que o nível de segurança acaba se tornando o mesmo que estas empresas possuem, ou seja, bastante alto. Além disso, a certificação digital e a criptografia contribuem para elevar ainda mais os padrões de segurança da Contabilidade Online. Confira mais:

Certificado digital garante segurança e integridade de dados

Quando a empresa de Contabilidade Online tem um certificado de servidor web, isto quer dizer que todos os arquivos do site e dados que trafegam entre cliente e servidor são criptografados, mantendo-se a integridade dos mesmos. “É como acontece com os sistemas de internet banking”, explica Luiz Fernando Barrozo, CEO da Osayk Contabilidade Online.

osaky

“A criptografia usada no TSL/SSL é considerada de nível militar e a chave de segurança vai aumentando de forma contínua ao longo do tempo, por isso praticamente não há risco de quebra”, explica.

O maior objetivo de um protocolo TSL/SSL é garantir que os dados comunicados sejam preservados de maneira confiável e privada, ou seja, terceiros não têm acesso, já que as chaves para a encriptação são geradas de forma única em cada conexão. A proteção TSL/SSL é identificada pelo cadeado verde que aparece ao lado da url. Quem pretende migrar para a contabilidade online deve checar se este cadeado está presente no site da empresa.

 e-CNPJ comprova identidade e idoneidade das partes

Outro ponto importante que ajuda a garantir a segurança e a integridade das transações contábeis realizadas através da internet é a utilização do certificado digital e-CNPJ. Ele funciona como uma versão eletrônica do documento de identidade e comprova a idoneidade das partes envolvidas nas transações, servindo praticamente como uma assinatura de próprio punho.

O e-CNPJ tem validade jurídica e é usado sempre que é necessário assinar procurações digitais para o contador poder representar o cliente nos órgãos responsáveis ou, ainda, quando é preciso acessar os sistemas das prefeituras para emitir notas fiscais eletrônicas, alterar notas, realizar cadastros, emitir certidões ou entrar em contato e acessar serviços da Receita Federal, entre outras coisas.

“No caso da Osayk, contamos com o e-CNPJ para autenticar a comunicação entre os nossos clientes e os sites das prefeituras”, conclui Barrozo.

Usuário pode diminuir ainda mais os riscos saiba que até mesmo o Google prefere sites criptografados e seguros ao classificá-los em suas listas de buscas, por isso é fundamental checar esta parte antes de começar a usar serviços de contabilidade online. Estando tudo em ordem, os maiores riscos a serem evitados ficam por conta do usuário, que deve escolher senhas fortes e cuidar bem delas, além de estar atento ao download de  arquivos falsos e vírus durante a navegação.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<