Últimas notícias

Fique informado

CRLV digital já está disponível no Rio Grande do Sul

07/01/2020

Proprietários de veículos registrados no Rio Grande do Sul já podem utilizar a versão eletrônica do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – documento que atesta que o veículo está licenciado para circulação>

O documento pode ser gerado em um smartphone ou outro dispositivo móvel pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e viabilizado, no RS, pela Procergs e pelo Detran/RS.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

“O CRLV Digital, documento que chancela o licenciamento do veículo, agora pode estar na palma da mão, tal como a CNH Digital, que é um sucesso de adesão no RS, o terceiro estado com mais documentos eletrônicos gerados. É mais uma comodidade para o motorista gaúcho”, frisa Enio Bacci, diretor-geral do Detran/RS.

Para ter o documento digital, o proprietário do veículo licenciado no RS deverá baixar o app no Google Play ou App Store – o cadastramento pode ser realizado no próprio aplicativo.

Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

No final de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu requisitos para a emissão do CRLV em meio eletrônico, para substituir o documento físico.

A expedição da licença no novo formato deve ser implantada até 30 de junho do ano que vem, sem obrigatoriedade de impressão. Para o exercício de 2020, ainda poderá ser utilizada a versão física.

Para transitar em outro país, o condutor deverá portar, obrigatoriamente, a versão impressa do licenciamento.

Compartilhamento

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT.

O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, basta cancelar a opção no app.

Segurança

O documento digital do usuário fica protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuem leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Fonte: Jornal Bom Dia

Serpro divulga que CRLV Digital agora pode ser compartilhado

Documento digital do carro começa a ser emitido – CRLV Digital

Fonte: Jornal Bom Dia