Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID entrevista: Paulo Roque sobre Certificado Digital para uma sociedade menos burocrática

5 de julho de 2021

Spotlight

O que é o open banking e como ele funciona

Saiba o que vai mudar na vida dos brasileiros com

14 de julho de 2021

Incidente na Kaseya chama a atenção para atrativa maneira em propagar de ataques

O incidente na Kaseya resultou na indisponibilização de ativos de mais de mil empresas no início deste mês.

14 de julho de 2021

Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking

Em 15 de julho, os bancos passam a operar com sistemas abertos e clientes terão mais acesso aos serviços financeiros.

8 de julho de 2021

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Os usuários de Certificados digitais da ICP – Brasil agora contam com mais um serviço, o Meu Certificado, com intuito de facilitar seu o uso

25 de junho de 2021

Ações da AARB em 2020 ajudam a minimizar o impacto da crise nos negócios

A AARB atuou junto ao governo federal e entidades para a aprovação de importantes medidas legislativas

15 de janeiro de 2021

Presidente da república reconduz AARB para mais um mandato no comitê gesto da ICP-Brasil

Na manhã do dia 23 de novembro, o presidente da República Jair Bolsonaro nomeou o presidente-executivo da AARB, Edmar Araújo, para mais um mandato como membro titular no Comitê Gestor da ICP-Brasil

24 de novembro de 2020

Crypto ID, ATID e AARB conversam com Deputado João Campos sobre a Lei 14.063/20

Entrevistamos o Deputado João Campos, um dos principais protagonistas da

8 de outubro de 2020

Presidentes da ATID e AARB são entrevistados sobre a Lei 14.063/2020

A entrevista trata dos três tipos de assinaturas eletrônicas criada pela Lei 14063/2020, também aborda a questão da videoconferência e muito mais. Confira!

1 de outubro de 2020

Em nossa entrevista com Paulo Roque – Vice-presidente da AARB e empresário do setor de tecnologia – tratamos sobre o Certificado Digital para uma sociedade menos burocrática

O Crypto ID entrevistou Paulo Milliet Roque que é Vice-presidente da AARB e empresário do setor de tecnologia, além de comandar, em conjunto com seus sócios Andrea Caran e Jefferson de Souza, a AR Digiforte. Paulo, também, é vice-presidente da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é o principal elo de seus associados com o poder público e a sociedade.

Atua em defesa dos interesses das Autoridades de Registro ICP-Brasil e dissemina a importância e a necessidade de uma sociedade mais conectada onde o uso da certificação digital desempenha um papel fundamental na desburocratização da economia, no combate aos crimes digitais, na privacidade dos dados e dando segurança jurídica aos atos praticados no meio eletrônico.

Leia alguns destaques da entrevista sobre o Certificado Digital para uma sociedade menos burocrática, mas não deixe de assistir ao vídeo

Pode acessar o vídeo pelo link ou lá no topo desse artigo!

Crypto ID: O que é AR eletrônica? E quais seriam os “prós e contras” para o ecossistema da ICP-Brasil?

Paulo Roque: A AR Eletrônica vai ser uma forma de você emitir automatizado, sem interferência humana, um certificado digital. Desde que você cumpra os requisitos, que você tem o seu cadastro no Tribunal Eleitoral para que possa se pegar as duas informações biométricas para se fazer um batimento biométrico, então a AR eletrônica ela vem para facilitar ainda mais para o usuário emitir.

O usuário pode emitir durante 24 horas por dia. Ele entra no site, escolhe e seleciona os documentos, faz o cara crachá digital e se passar o certificado digital dele é emitido. Depois disso ele recebe um link e vai colocar se ele tiver o cartãozinho, ele coloca na máquina de leitura do cartão, agora se ele quiser fazer em nuvem ele baixa o certificado no computador dele sem interferência humana.

Isso é uma vantagem para o usuário, que eu vejo de risco apenas é o risco de concentrar mais ainda no data center…. mas vamos ver o que acontece.

Crypto ID: E, em sua percepção como a iniciativa privada vai corresponder a expectativa da população brasileira, que está experimentando, no portal Gov.br, a simplicidade em resolver tudo, ou quase tudo, via meios eletrônicos?

Paulo Roque: Acho que o Gov BR é uma iniciativa fantástica! É uma mudança completa de paradigma, ele já está impulsionando a relação do cidadão com o Estado. É direito do Cidadão se relacionar digitalmente com o Estado.

A Medida Provisória No 2.200-2, antes ela teve duas versões, teve a original e mais duas versões, a segunda que foi que ficou valendo como lei. Mas na primeira, por exemplo, falava que era um direito do cidadão se relacionar digitalmente com o Estado, então eu acho que o Gov.BR concretiza isso…

Uma coisa que a gente como iniciativa privada gostaria seria poder, inclusive, utilizar o Gov.br para fazer acesso aos nossos aplicativos e não apenas ao Portal de Governos. O Gov.br não está aberto ainda para isso, ele está aberto para integrar órgãos de governo, mas gostaria de usar aquilo como uma forma de fazer uma identificação, como existe no Facebook e no Google, a gente poder usar o Gov.BR, que provavelmente vai ser um pouco mais seguro do que utilizar uma mídia social para confirmar que a pessoa realmente é a pessoa.

Diretoria Da AARB Gestão 2021-2024

Presidente-Executivo

Edmar Araujo

Gestão 2021-2024

Vice-Presidente

Paulo Milliet Roque – AR Digiforte

Secretário Geral

Bruno Linhares Gomes Soares- AR Certifique On Line

Diretor Tesoureiro

Helio Ribeiro De Sá – AR São Paulo

Diretor Jurídico

Jorge Fernando Prates Ribeiro – AR Sic

Diretor De Benefícios

 Daniel Jefferson Almeida Do Nascimento – AR Prime

Diretor De Normas E Compliance

Clóvis Kaminskas Júnior – AR -Facil

Diretora Fiscal E Tributário

Claudia Ferreira Fernandes – AR Web Brasil

Diretor De Inovação E Tecnologia

Eduardo Leite De Assis – AR Link

Diretora De Comunicação Social

Rose Guimarães- AR Certifica

Dados, a quem pertencem?

Processo de emissão do certificado digital é tema de encontro entre ITI e AARB

ABES se reúne com ITI para discutir Lei Geral de Proteção de Dados – Ouça