Últimas notícias

Fique informado

De olho no PIX, Kryptus e Matera anunciam parceria em segurança de chaves criptográficas

22 de fevereiro de 2021

Spotlight

PL 317/21: Plenário aprova criação do Governo Digital

O PL 317/2021, conhecido como o do Governo Digital segue agora para sanção presidencial.

26 de fevereiro de 2021

Qual é o valor legal de uma assinatura eletrônica?

No passado, muitas pessoas relutavam em usar documentos ou assinatura eletrônica, questionando sua validade legal e a capacidade de usá-los como evidência ​​em processos judiciais ou demais contextos jurídicos

25 de fevereiro de 2021

Diretor da Digicert fala sobre os megavazamentos no Brasil e as novas relações de confiança na internet

Segundo Dean Coclin , “Os consumidores devem agora olhar além da fechadura para verificar se o site é autêntico”.

24 de fevereiro de 2021

Assinatura Eletrônica nos contratos e em outros atos jurídicos

“A assinatura eletrônica decorrente de certificados emitidos no âmbito do ICP-Brasil é eficaz para qualquer ato jurídico por força do art. 10 da MP 2.200-2/2001”

23 de fevereiro de 2021

Mergulhando e Navegando no Submundo da Deep Web

Deep Web (dark web, deepnet, invisible net, undernet, ou hidden web) refere-se a qualquer rede fechada que compreende um grupo privado de pessoas, que querem se comunicar.

25 de julho de 2016

Em webinar a ser realizado em 25 de fevereiro, as empresas promovem debate sobre o impacto do novo sistema de pagamentos instantâneos no mercado

A Matera, empresa de tecnologia especializada em serviços  para o mercado financeiro, e a Kryptus, multinacional brasileira de criptografia e segurança cibernética, acabam de anunciar um acordo para oferecer soluções que garantem a segurança das chaves criptográficas nas transações via PIX, sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. 

Motivada pela alta demanda por segurança, tanto por parte das instituições financeiras quanto dos consumidores, a parceria vai oferecer ao mercado soluções que garantem transações seguras para pagamentos instantâneos e pix.

Com apenas dois meses de operação, o PIX já registrava mais de 116 milhões de chaves e 92 milhões de transferências, responsáveis pela movimentação de mais de R$ 83 milhões.

Os dados são da última divulgação do BC, realizada em dezembro de 2020. A agilidade do sistema, no entanto, também atraiu a atenção de criminosos, que já aplicam os mais diversos tipos de golpes, causando prejuízos a instituições financeiras de diversos portes.

De acordo com Roberto Gallo, CEO da Kryptus, toda transferência entre contas e bancos gera uma mensagem com as informações da transação para que o BC possa verificar a autenticidade da operação.

“A chave criptográfica, uma espécie de assinatura que autentica essa mensagem, deve ficar armazenada em um HSM, que funciona como um cofre impenetrável”, explica. “É a única forma de garantir a segurança desses dados”

A Matera, que desenvolve tecnologias para o core bancário das instituições financeiras responsáveis pela realização de cadastros e saldos das contas, TEDs, DOCs, transações PIX e geração de boletos bancários, entre outros, homologou, o kNET, da Kryptus, único dispositivo HSM (Hardware Security Module) brasileiro certificado FIPS. O uso de HSM não é obrigatório, mas é recomendado pela Matera e pelo BC. 

Com o objetivo de promover debate sobre o impacto do PIX no mercado brasileiro, a Matera e a Kryptus realizarão um webinar gratuito no dia 25 de fevereiro.

Os participantes terão oportunidade de esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre as expectativas de aumento dos negócios com a nova modalidade de pagamento; conciliação bancária, taxas de cartões e custódia; risco da guarda de dinheiro; fraudes no cenário do varejo; e aumento do fluxo no e-commerce, entre outros.

Proteção cibernética e o PIX – Como garantir arquitetura de segurança nos pagamentos instantâneos.

Descrição do evento Gratuito

 Com menos de 4 meses em operação, o PIX já registra movimentação de mais de R$ 83,4 bilhões em 92,5 milhões de operações.

A agilidade do sistema, no entanto, também atraiu a atenção de criminosos, que já aplicam os mais diversos tipos de golpes, e a confiança na segurança ainda é uma questão a ser esclarecida nessa nova modalidade de transações.

Neste webinar, Kryptus e Matera irão discutir pontos como, quais os reais riscos das transações, modelos de proteção, e o passo a passo para modelar a arquitetura de segurança a aproveitar as vantagens desse modelo.  

Speakers

Dr. Roberto Gallo

Dr. Roberto Gallo, CEO KRYPTUS.  Mais de 20 anos de experiência em criptografia, defesa cibernética e inteligência, atuando simultaneamente na indústria, na academia e institucionalmente.

Atuou em dezenas de projetos com clientes dos setores financeiros, corporativos e militares. Recebeu o título de Embaixador Honorário do “Brasil, país digital” da ABES e foi laureado pelo Exército Brasileiro por suas colaborações com a Medalha do Pacificador (2018) e com a Ordem do Mérito Militar, grau Oficial (2020).

Do ponto de vista acadêmico, possui mestrado e doutorado em segurança cibernética.

Alexandre Pinto

Alexandre Pinto – Diretor de Inovação e Novos Negócios da Matera.

Engenheiro de Computação pela Unicamp, com mestrado e especialização (Unicamp) e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Na Matera desde 2001, foi responsável pela criação da área de P&D e do ecossistema de parceiros. Especialista em Open Innovation, atualmente é o responsável pelas áreas de Marketing e Inovação.

Sobre a Kryptus

A Kryptus é uma multinacional brasileira provedora de soluções de criptografia e segurança cibernética altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas, com foco na entrega de serviços de alto nível para resolução das missões de seus clientes.

Fundada em Campinas (SP), em 2003, atua hoje nos setores público e privado dos mercados do Brasil, LATAM, Europa, Oriente Médio e África, sendo reconhecida pelo Ministério da Defesa do Brasil com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, além de contar com selo Gartner Cool Vendor.

Acesse a coluna exclusiva da Kryptus aqui!

Criptografia pós-quântica foi tema de palestra da Kryptus em evento de segurança da cibernética

Matera demonstra no CIAB serviços financeiros integrados a soluções de IoT e IA

25fev11:0012:00Proteção cibernética e o PIX - Como garantir arquitetura de segurança nos pagamentos instantâneosKryptus e Matera farão o evento online e gratuito via Youtube! 25 /02 às 11h BRT11:00 - 12:00 BRT