Últimas notícias

Fique informado
Dia da Internet Segura: como se proteger dos cibercriminosos

Dia da Internet Segura: como se proteger dos cibercriminosos

31/01/2019

Especialista alerta sobre os principais cuidados para evitar roubos de dados e golpes virtuais

No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a utilização segura e responsável da internet. A cada ano que passa, além do aumento de ameaças virtuais, os cibercriminosos estão mais criativos e sofisticados.

Com os avanços da tecnologia, os ciberataques se tornaram cada vez mais comuns no mundo inteiro e, com esse cenário, as empresas estão se preocupando em investir continuamente na conscientização dos seus colaboradores. Mas como podemos nos prevenir dessas ameaças sem deixarmos de aproveitar os benefícios e avanços da tecnologia?

Roni Serafim, especialista em cibersegurança da Arcon, diz que “não é preciso ter paranoia, mas sim entender os riscos que envolvem a utilização da internet sem segurança. O crime de roubo de identidade, por exemplo, foi considerado o principal vilão de violação de dados do mundo e boa parte da população nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe o que significa”, afirma o especialista.

O termo roubo de identidade é utilizado para falar sobre qualquer tipo de ataque que remete à perda de informações pessoais, como nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito e dados bancários. Muitas vezes o roubo  online é feito por meio do phishing, ameaças virtuais que são enviadas com o intuito de furtar informações e dados por meio de mensagens falsas.

“Portanto, é essencial o cuidado e conhecimento dos golpes básicos na hora de navegar. Para evitar golpes como esses, é fundamental manter sistemas atualizados e não fornecer informações confidenciais pela web. A disseminação do conhecimento também é extremamente importante quando o assunto é segurança da informação”, finaliza Roni Serafim.

Pensando na segurança e conscientização dos usuários, o especialista da Arcon elenca algumas orientações básicas de segurança:

Sempre que possível navegar em sites com domínio seguro (https)

Verificar sempre se o site que deseja acessar corresponde ao endereço digitado

Desconfiar de descontos exagerados em sites de compra, principalmente em períodos comemorativos

Nunca dar “aceite” antes de ler o material apresentando. A pressa e a falta de atenção para acessar alguns conteúdos podem trazer muita dor de cabeça

Ficar atento com o recebimento de e-mails com conteúdo governamental, atualização de dados bancários ou cadastros pela internet

Sempre ter um bom antivírus instalado e atualizado;

Diante de tudo isso, torna-se fundamental o investimento em segurança e conscientização da sociedade. Não apenas nessa data, o assunto deve ser debatido com frequência, afinal, os hackers estão sempre sofisticando seus golpes e criando novas estratégias de ataques.

 

Sobre a Arcon

Atuando no mercado nacional desde 1995, a Arcon é especializada em cibersegurança com foco em serviços gerenciados de segurança (MSS – Managed Security Services). Com um completo portfólio e sólidas parcerias com os fabricantes do mundo, a empresa monitora e gerencia ambientes, mitiga os riscos e previne incidentes em empresas de grande porte. A partir de seus SOCs, a Arcon processa 3+ bilhões de eventos por dia, protege mais de 600.000 ativos e possui inteligência de segurança única na América Latina.

Nos últimos anos, firmou-se como líder no mercado brasileiro de MSS, tendo conquistado, o primeiro lugar em MSS no ranking Anuário Outsourcing por 4 anos consecutivos. Em 2016 passou a integrar o grupo NEC, um dos maiores provedores globais de soluções integradas de TI e Comunicação.