Últimas notícias

Fique informado

Digital Day: Huawei apresenta no Congresso como será o futuro com 5G

6 de maio de 2021

Spotlight

O que é o open banking e como ele funciona

Saiba o que vai mudar na vida dos brasileiros com

14 de julho de 2021

Incidente na Kaseya chama a atenção para atrativa maneira em propagar de ataques

O incidente na Kaseya resultou na indisponibilização de ativos de mais de mil empresas no início deste mês.

14 de julho de 2021

Marcelo Fernandes da FICO fala sobre a segunda fase do open banking

Em 15 de julho, os bancos passam a operar com sistemas abertos e clientes terão mais acesso aos serviços financeiros.

8 de julho de 2021

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Os usuários de Certificados digitais da ICP – Brasil agora contam com mais um serviço, o Meu Certificado, com intuito de facilitar seu o uso

25 de junho de 2021

Evento recebe Huawei e outros fornecedores de infraestrutura de rede 5G para apresentar a nova tecnologia a autoridades

 A Huawei, líder global em TIC – Tecnologia, Informação e Comunicação, participa do Digital Day, iniciativa do Governo Federal e do Ministério das Comunicações, aberta nesta quarta-feira, para demonstrar as aplicações mais inovadoras da tecnologia 5G que irão impactar positivamente diversos setores do país.

O evento foi inaugurado em entrevista coletiva do presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, que seguiu com os ministros para o Salão Negro do Congresso Nacional onde foram montados os estandes da Huawei e das outras participantes. 

A Huawei participa ativamente da transformação digital do país desde sua chegada ao Brasil, em 1998, com a instalação do 3G até o 4.5G. Atualmente, a empresa fornece infraestrutura de 5G ponta a ponta, do núcleo de rede até as Estações Radio Bases (ERBs). Quem visitar o estande da Huawei no evento será recepcionado por um robô e poderá conhecer de perto uma antena 5G. 

“Estamos muito orgulhosos de participar do Digital Day, que vai apresentar o 5G para as autoridades brasileiras e o potencial que a nova tecnologia tem de impactar positivamente a economia do país e a vida dos brasileiros. Desde 1998, quando chegou ao Brasil, a Huawei participa da transformação digital do país e com a chegada do 5G não será diferente.

Estamos posicionados como a única empresa do mundo capaz de fornecer às operadoras todas as soluções de ponta a ponta de uma rede 5G, tanto para as indústrias, como para o consumidor final.

5G
Sun Baocheng – CEO da Huawei no Brasil. 

“Nossos equipamentos são mais avançados e mais acessíveis, por conta da nossa presença global em mais de 170 países, o que faz com que nosso produto ganhe escala. Também temos mais de 270 certificações internacionais de segurança”, afirma Sun Baocheng, CEO da Huawei no Brasil. 

O estande da Huawei vai demonstrar as aplicações do 5G em diversos setores da economia.

No destaque do espaço, os visitantes poderão conhecer a antena 5G mais leve do mundo, que pode ser instalada por apenas 1 pessoa, o 5G Smart Campus Warehouse, centro de distribuição inteligente localizado em Sorocaba (SP), que opera desde o ano passado com uma rede 5G privada, instalada após autorização da Anatel.

Com uma área de 22 mil m², é o maior centro de logística da Huawei no Brasil e o primeiro com a tecnologia 5G na América Latina. 

O projeto é uma amostra do potencial da Internet das Coisas, sustentada pela quinta geração de telefonia móvel, a única que suporta a conexão entre máquinas.

Tarefas como transporte de matéria-prima e equipamentos passaram a ser executados por robôs autônomos, os AGVs – veículos autoguiados – que resultou em um ganho de 25% na eficiência na operação, com o ciclo de produção caindo de 17 para 7 horas. Os AGVs serão demonstrados no estande, assim como outras aplicações do Warehouse relacionadas ao controle e monitoramento remoto de segurança e câmeras HD industriais 

Outro espaço do estande da Huawei que promete chamar a atenção dos visitantes é o dedicado às soluções de mídia, com destaque para uma experiência que vai permitir assistir a uma partida de futebol com experiência de Realidade Virtual.

A implementação do 5G vai ampliar a capacidade de transmissão para vídeos em maiores resoluções com 4K e 8K, proporcionando experiências muito mais imersivas de eventos culturais e esportivos, como a visualização de detalhes mínimos e replay em diferentes ângulos. 

Próximo às soluções de mídia fica o setor dedicado à Agropecuária Inteligente, que irá destacar as inovações que o 5G vai possibilitar, entre elas o uso de drones para o monitoramento da produção com mais eficiência, como a detecção de pragas e doenças por meio do rastreamento combinado de imagens e vídeos de alta resolução armazenados em Nuvem.

Essas soluções ainda vão possibilitar a otimização da aplicação de fertilizantes e pesticidas, permitindo ao agricultor reduzir os custos da operação. Para a pecuária, vai apresentar uma aplicação de rastreamento de rebanhos, assim como equipamentos que podem garantir conexão em lugares remotos. 

O estande ainda terá um espaço dedicado à tecnologia sustentável, chamado de Green World, que irá mostrar como as soluções da Huawei foram idealizadas para seguir a tendência mundial de reduzir as emissões de CO2, com investimento em materiais mais leves e sustentáveis.

O Green Datacenter e Green Site, que integram um otimizador inteligente que rastreia a eficiência de rendimento de energia, reduzindo a perda provocada pelo bloqueio e aumentando o rendimento de energia em 20%, são outros exemplos. 

À esquerda do espaço destinado ao Warehouse de Sorocaba, haverá três telas explicando com o 5G vai impactar outros setores da Economia, como Mineração, Portos e Aeroportos. Alguns cases que já são realidade nas minas da China também poderão ser aplicados no Brasil, como por exemplo as escavadoras controladas à distância, o que aumenta a segurança dos trabalhadores. 

As soluções projetadas para a operação de Portos Inteligentes proporcionadas pela rede 5G incluem controle remoto de guindastes para melhorar a eficiência e a segurança; transporte realizado por AGVs e direção assistida; a combinação de computação em nuvem, inteligência artificial e 5G para realizar a vigilância do cenário completo dos portos por vídeo.

Já as soluções para Aeroportos Inteligentes mostrarão o exemplo do Aeroporto de Shenzhen, na China, o único selecionado como referência para o “Aeroporto do Futuro” pela Associação Internacional de Transporte Aéreo. A Huawei oferece infraestrutura TIC e uma plataforma que auxilia na construção de aplicações para controle da operação, segurança, proteção e serviços, o que contribui para a transformação digital dos aeroportos. 

Por fim, um vídeo vai apresentar todo o Ecossistema de iniciativas educacionais que a Huawei promove para contribuir com a capacitação de talentos para o setor de TIC e a geração de empregos no Brasil. Nos últimos cinco anos, a empresa já capacitou mais de 36 mil profissionais no país e a expectativa é treinar mais 40 mil nos próximos cinco anos. 

Sobre a Huawei 
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente.

Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios.

Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. 

HUAWEI E PUCRS | Centro de inovação para cidades inteligentes e IoT

O impacto trilionário das aplicações baseadas em 5G no Brasil

O futuro é do conhecimento e da tecnologia, diz ministro Marcos Pontes em solenidade de abertura do Futurecom

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!