Menu

Últimas notícias

Fique informado

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

20/03/2020

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, alerta os empresários brasileiros para a validade dos certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil diante da situação econômica e social imposta pela pandemia do Coronavírus (COVID-19)

Confira o recado:

Marcelo Buz – Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

“Todos os empresários brasileiros que emitem notas fiscais eletrônicas precisam verificar o prazo de validade do seu certificado digital. Neste momento, não podemos correr o risco de os certificados perderem a validade e pararmos de emitir notas fiscais eletrônicas, fazendo com que as mercadorias deixem de circular.”

“Isso pode acarretar um problema gravíssimo de desabastecimento no Brasil, especialmente nos setores de logística, alimentação, material de limpeza, higiene pessoal, medicamentos.

É preciso se certificar da validade do certificado digital para os próximos 120 dias. Caso a expiração ocorra dentro deste período, aconselha-se a antecipação da renovação do certificado digital.

O ITI está tomando providências para que os certificados possam ser emitidos de forma remota, porém há a dependência de uma lei para tal e, enquanto não há o normativo legal, é importante que os empresários se antecipem diante do cenário atual.

É importante também que os médicos tenham o seu certificado digital e as farmácias se adaptem para aceitar prescrições médicas eletrônicas assinadas com certificado digital. Todo documento assinado com certificado digital ICP-Brasil tem presunção legal de veracidade e sua autoria não pode ser repudiada.

Portanto, a nossa economia pode continuar funcionando com total segurança jurídica, a distância com a troca de documentos digitais desde que sejam assinados com certificado digital ICP-Brasil.

Vamos fazer a nossa parte. Procure a Autoridade de Registro mais próxima e emita o seu certificado digital, especialmente os empresários que precisam emitir notas fiscais eletrônicas.”

Fonte: ITI

Colonialismo digital. Por Marcelo Buz, Diretor Presidente do ITI

ITI e Arpen assinam acordo para intensificar ações contra fraudes na indústria de certificação digital

A Estônia já está aqui. Por Marcelo Buz

 

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br
+55 11 3881 0019

  Acesse o site do ITI – Aqui tem Certificado Digital!!

Fazendo uma Identidade Digital na Itália. Por professor Jean Martina

Identidade Digital na Europa. Prof. Jean Martina

Somos o maior portal em certificação digital, não deixe de conferir!

  Explore outros artigos! iti 

 

Pular para a barra de ferramentas