Menu

Últimas notícias

Fique informado

É possível abrir uma empresa com Certificado Digital? – Ouça

06/01/2020

Nos últimos anos, o cenário da Certificação Digital se expandiu significativamente no Brasil e com o aumento do uso do certificado se tem uma nova dinâmica

Por Soluti

Sobretudo em razão das mudanças implementadas por novas legislações e alterações na sistemática de funcionamento de serviços públicos, essa tecnologia teve sua aplicabilidade ampliada, beneficiando ainda mais as empresas e, também, pessoas físicas, como os profissionais liberais.

Diante do fortalecimento e aprimoramento da Certificação, hoje, por exemplo, já é possível até mesmo abrir uma empresa com Certificado Digital. Isso mesmo! O que já foi uma tarefa burocrática, demorada e custosa, no contexto atual pode ser realizada de forma totalmente remota, sem filas e numerosos documentos, tudo isso graças ao Certificado Digital.


A seguir, preparamos um artigo completo mostrando todos os detalhes de funcionamento de um Certificado Digital, suas possibilidades e, ainda, como ele pode ser utilizado na abertura formal de uma empresa. Continue a leitura e confira!

O Certificado Digital

Atualmente, muito se fala sobre o Certificado Digital. Contudo, algumas dúvidas ainda persistem em relação ao real conceito dessa solução e como ela funciona. Assim, esclarecendo de maneira simplificada, podemos entender o Certificado Digital como um arquivo eletrônico que contém um conjunto de informações do titular e que são capazes de identificá-lo com total confiabilidade.

Esse arquivo é acessado todas as vezes que o usuário utiliza o seu Certificado para praticar algum ato em ambiente virtual. Na prática, o Certificado Digital funciona como um documento de identificação do possuidor em meios eletrônicos. Seria, então, uma espécie de RG digital, que garante que pessoas físicas e jurídicas se identifiquem com total confiabilidade, mesmo em plataformas online.

Para isso, o Certificado conta com um conjunto de chaves criptográficas avançadas, as quais são cruzadas no momento da solicitação de assinatura do ato com o uso de Certificação, garantindo que não houve qualquer alteração indevida.

Principais tipos de Certificado Digital

Com dito, o Certificado Digital é um arquivo eletrônico que contém dados do seu titular, um conjunto de chaves, data de validade e informações da Autoridade Certificadora que o emitiu. O arquivo com esses caracteres pode ser armazenado em uma mídia externa — como um Token ou Smartcard — ou diretamente no dispositivo do usuário.

Essa diferenciação é o principal ponto distintivo entre os tipos de certificados mais usuais no mercado — o modelo A1 e o modelo A3. Conheça-os melhor:

Certificado A1: nesse formato, o Certificado é instalado diretamente no computador, podendo ser acessado por diferentes usuários. Por esse motivo, atende muito bem às necessidades de empresas com diferentes filiais. Sua validade é de 1 ano;

Certificado A3: aqui, o Certificado Digital é instalado em uma mídia externa, geralmente um Token ou Smartcard. Assim, para utilizar a ferramenta, é necessário sempre conectar o hardware ao computador. A vantagem é a mobilidade desse modelo, o que o torna mais indicado para advogados, médicos e contadores, por exemplo. A validade desse Certificado é de 3 anos.

Além desses formatos, a Soluti oferece uma solução exclusiva aos seus clientes: o Bird ID. Essa é uma ferramenta inovadora, alinhada com as modernas práticas de Certificação Digital em nuvem. Com o Bird ID o usuário tem a possibilidade de utilizar o Certificado Digital de forma remota, sem a necessidade de mídias físicas.

Aqui, o Certificado fica armazenado em um HSM de altíssima segurança, sendo acessado via internet a partir do aplicativo próprio Bird ID. Como principais vantagens, essa solução traz:

•validade do Certificado estendida para 5 anos;

•dupla autenticação por meio de senha e biometria;

•possibilidade de uso em diferentes dispositivos, tanto móveis quanto fixos;

•alta mobilidade, já que utiliza a tecnologia de nuvem, que permite o acesso remoto de qualquer lugar e a qualquer hora;

•protocolos de segurança alinhados com as melhores e mais eficientes práticas do mercado;

•flexibilidade e facilidade de uso via aplicativo;

•controle completo das atividades do Certificado.

Aplicabilidade do Certificado Digital

Hoje, as possibilidades de uso da Certificação Digital são inúmeras, tanto no contexto da pessoa física quanto na realidade das empresas. O Governo, inclusive, tem aderido cada vez mais aos benefícios dessa tecnologia, colocando-a como ferramenta útil e necessária a prática de diferentes atos junto ao Poder Público.

Abrir uma empresa com Certificado Digital: é possível!

Pode acreditar: hoje é totalmente possível abrir uma empresa com Certificado Digital. Para isso, o interessado necessita apenas ter em posse um Certificado de Pessoa Física válido. Com o documento, é possível solicitar a abertura do CNPJ em qualquer lugar.

Não é necessário sair de casa ou do trabalho; não é necessário autenticar nenhum documento. Basta logar nos sistemas das Juntas Comerciais com o Certificado e preencher o requerimento com as informações solicitadas e efetuar o pagamento das guias geradas. Simples assim!

Além disso, o Certificado Digital também permite a alteração de dados de uma empresa em funcionamento, como endereço, quando societário e outros caracteres. Tudo eletronicamente e de forma totalmente segura.

No entanto, as aplicações do Certificado Digital vão muito além da abertura de uma empresa. A exemplo, podemos listar uma vasta gama de ações possíveis de serem executadas com essa ferramenta, como:

•elaboração e assinatura de contratos digitais;

•transferência de veículos pela internet;

•autenticação eletrônica de documentos;

•acesso identificado à ambientes restritos de sites e plataformas;

•autenticação de dados e páginas na internet;

•proteção contra ataques virtuais e fraudes;

•cumprimento de obrigações junto ao Fisco;

•protocolização de serviços em órgãos públicos;

•utilização do Processo Judicial eletrônico pelos profissionais da advocacia;

•utilização de prontuários eletrônicos pelos profissionais médicos;

•efetivação de transações bancárias;

•emissão de documentos fiscais, como NF-e e CT-e.

Vantagens dessa tecnologia para as empresas

Na realidade empresarial, a Certificação Digital é a chave para a otimização de processos, principalmente. No entanto, as vantagens dessa tecnologia vão muito além. Vejamos outros benefícios importantes!

Redução de custos

O Certificado Digital permite que empresas assumam uma postura muito mais informatizada, rompendo modelos ultrapassados, baseados em processos manuais e no uso exagerado de papel e documentos impressos, por exemplo.

Nesse ponto, a tecnologia em questão é capaz de reduzir os custos das empresas eliminado significativamente o uso de documentos físicos. Com o Certificado Digital, é possível adotar a chamada Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que opera com base em arquivos digitais.

Como reflexo direto desse modelo, reduz-se também a necessidade de serviços de autenticação mecânica de documentos, como o reconhecimento de firma e de autenticação em cartórios.

Redução da burocracia

Um dos maiores entraves para a atuação eficiente de uma empresa, sem dúvida, é a burocracia. Com tantas obrigações a cumprir e normas a observar, atuar com regularidade se torna uma tarefa complexa, especialmente para os pequenos negócios, que não dispõem de equipes dedicadas para cada atividade.

Nesse cenário, a Certificação Digital veio para simplificar bastante as coisas. Exemplo disso é o modelo de Escrituração Digital, o qual viabilizou o cumprimento de obrigações de maneira remota, a partir de sistemas governamentais próprios para a transmissão de informações e documentos.

Serviços e soluções Soluti

Quando o assunto é Certificação Digital, a Soluti desponta como um dos nomes mais fortes e respeitados nesse segmento. A empresa é líder em quantidade de emissões no Brasil e trabalha com o que há de mais moderno e eficiente em termos de Certificação.

Seja o interessado uma Pessoa Física, seja ele uma Pessoa Jurídica, a Soluti está pronta para atendê-lo prontamente. Para isso, dispõe de um portfólio amplo de soluções para suprir diferentes necessidades. Hoje, a empresa conta com Certificados Digitais de todos os tipos, além de ferramentas mais robustas, focadas nas demandas empresariais, a exemplo do Bird ID, que é uma exclusividade da Soluti voltado para a Certificação Digital em nuvem.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado de Certificação, a Soluti tem excelência e infraestrutura de ponta para atender clientes finais, empresas e profissionais parceiros em todas as suas demandas. Além disso, a empresa também dedica esforços para criar modelos de negócios colaborativos e vantajosos, como os de contador parceiro e de Autoridade de Registro (AR).

Por fim, como foi possível perceber, a Certificação Digital tem um potencial gigantesco para beneficiar empresas e profissionais. A possibilidade de abrir uma empresa com Certificado Digital é apenas um dos inúmeros exemplos de inovação, comodidade e segurança que essa tecnologia tem a oferecer. Para o futuro, pode-se esperar muitas outras novidades e um papel ainda mais atuante da tecnologia de Certificação.

Fonte: Soluti Responde

Comenda Juscelino Kubitschek: Soluti é reconhecida oficialmente como referência nacional em certificação digital

Você sabe o que é preciso para abrir uma empresa pela internet? – Ouça

Bird ID: Soluti inova e traz solução de Certificação Digital em nuvem

Pular para a barra de ferramentas