Menu

Últimas notícias

Fique informado

É possível fazer transações bancárias de forma segura na internet?

19/12/2017

 A Soluti, segunda maior Autoridade Certificadora do país explica qual a maneira mais segura de realizar transações bancárias via internet, como as instituições e os próprios consumidores podem fazer para ter certeza de que não estão transacionando de forma insegura ou sendo vítimas de Hackers e fraudadores profissionais.

De acordo com dados da FEBRABAN, na época de Natal há um aumento médio de 10% no volume de transações realizadas pelos canais digitais nas principais instituições financeiras do País – cerca de 300 milhões de operações. É um dos períodos do ano em que os consumidores mais recorrem aos serviços bancários para realizar transações financeiras.

Ainda segundo o levantamento, o mobile banking já representa um terço das transações feitas no país, se tornando o principal canal entre os brasileiros para operações bancárias, e que já geraram R$ 21,9 bilhões de reais apenas em 2016. No entanto, esse crescimento vem acompanhado da preocupação em garantir mais segurança aos dados dos usuários.

Abrir contas, fazer aplicações, transferências e depósitos online traz agilidade e menos burocracias, porém, a segurança nesses processos é um item que ainda gera muita desconfiança.

Por isso, algumas dicas simples e importantes podem fazer a diferença na hora de realizar compras pela internet como, por exemplo, usar aplicativos oficiais dos bancos, já que eles possuem mais proteção contra os golpes, e um aplicativo não pode ter acesso aos dados do outro, pois funcionam de forma isolada. No site é mais fácil o criminoso te direcionar para páginas falsas. Se não for possível fazer o uso do aplicativo, é preciso que o usuário fique atento aos sinalizadores de identidade do site.

É neste quesito que o certificado SSL, ganha importância.

Os sites seguros e protegidos devem conter um cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros. É justamente este certificado que garante que o site onde o consumidor está navegando realmente é quem diz ser e não uma máscara que por trás conta com hackers ou fraudadores.

Esse certificado traz a autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança, pois criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde está o site está hospedado, e confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.

É importante observar que os bancos estão aderindo à tecnologia de login por Certificado Digital, onde o próprio titular pode logar sua conta na internet usando o Certificado Digital próprio de pessoa física. Dessa forma não há necessidade de digitar a senha no próprio navegador, uma vez que ela poderia ser interceptada por programas maliciosos que trabalham por trás de aplicações na internet – com o uso do login por Certificado Digital este risco desaparece.

 

Soluti

Empresa de tecnologia da informação especializada em Certificação Digital que mais cresce no mercado brasileiro. Aliando tecnologia e conhecimento, a empresa oferece um portfólio de soluções abrangentes aplicando identificação digital e criptografia para gerar recursos seguros e confiáveis nos meios eletrônicos. As soluções criadas pela Soluti garantem aos usuários mobilidade, conectividade e praticidade em seu dia-a-dia profissional, e em suas atividades pessoais no uso dos meios digitais.

SSL
Pular para a barra de ferramentas