Edward Snowden está exilado na Rússia desde 2013, quando vazou documentos secretos sobre programas de vigilância em massa da Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Agora ele está entrando em uma luta semelhante no país em que mora, falando no Twitter contra um projeto de lei Russo que exige dos prestadores de serviços de internet e operadoras de telefonia que arquivem seus registros de comunicações dos usuários para torná-los disponíveis para a aplicação da lei por seis meses.
O projeto de lei, aprovado na sexta-feira na DUMA | Rússia, abrange muito mais do que apenas a vigilância digital. O projeto de lei também criminaliza qualquer pessoa que poste publicamente na internet algo que possa ser interpretado como uma demonstração de apoio ao terrorismo.
A reação de Snowden incidiu sobre os aspectos da lei relacionados a suas próprias preocupações com a privacidade digital. Além das exigências de registo, a lei exige que qualquer serviço online que use dados criptografados deve cooperar com os serviços de segurança russos para decifrar mensagens e informações.
As objeções de Snowden a essas disposições não são apenas sobre a ética.
[blockquote style=”2″]A nova lei da Rússia é uma violação de direitos, inviável e injustificável que nunca deve ser assinada” Snowden twittou .[/blockquote]
Se autorizado pelo Presidente Putin, as empresas de telecomunicações e provedores de internet terão que gravar o conteúdo de conversas dos seus usuários e clientes e torná-los disponíveis para a aplicação da lei por até seis meses. Outros dados relativos a essas comunicações, conhecidos como metadados, teria de ser mantido por mais de três anos
[blockquote style=”2″]Vigilância em massa não funciona,” disse Snowdem no Twitter. “Esta lei vai tirar dinheiro e liberdade de todos os russos sem melhorar a segurança.[/blockquote]
Não deve ser assinado. “Empresas de internet armazenar as comunicações de milhões de russos não é apenas perigoso, é impraticável “, acrescentou.
Três das maiores empresas de telecomunicações que operam na Rússia – MTS, Megafon e Vimpelcom repudiaram publicamente a proposta e declararam que as medidas propostas exigiriam um investimento em infraestrutura que inviabilizaria a operação das empresas.
Yandex, um motor de busca russo, disse que a legislação provocaria uma “limitação excessiva dos direitos das empresas e usuários.”
O posicionamento de Snowden poderá ter consequências graves para ele. Ele está atualmente na Rússia sobre uma licença de asilo temporário que deve expirar em agosto de 2017.
Com informações dos sites Fortune e Washington Times