Conselhos de classe inovam em eleições com votação online
Somente nos meses de outubro e novembro de 2015, três conselhos de classe brasileiros organizaram eleições completamente online, garantindo a segurança, auditabilidade e assessibilidade do processo. Os sistemas de votação online são uma tendência mundial na transformação da forma de fazer a democracia.
As eleições do Conselho Federal de Economia (Cofecon), de Farmácia (CFF) e de Contabilidade (CFC), movimentaram cerca de 1 milhão de eleitores que puderam eleger seus representantes através de um sistema inovador e tecnológico e principalmente seguro.
A Scytl, lider mundial em sistemas de eleições eletrônicas, trabalhou junto aos conselhos para tornar possível essa modernização. As três eleições foram um sucesso e levaram as votações dos conselhos a um novo patamar.
A inovação não era novidade para o CFC, que já está na sua 4ª eleição online, mas no pleito desse ano, eles puderam adicionar ao sistema a opção de identificação através do Certificado Digital do eleitor. 30 mil eleitores utilizaram e aprovaram a novidade.
[blockquote style=”2″]O uso do certificado digital traz uma confiabilidade maior para o processo e o objetivo final foi cumprido com sucesso e segurança”, afirmou o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado.[/blockquote]
Votando sem trânsito, sem sair de casa, com toda a comodidade e segurança, os 3 conselhos de classe inovaram na forma de fazer a democracia.
[blockquote style=”2″]Para nós, é um caminho sem volta. É impensável voltar a fazer eleições presenciais hoje no CFC. É o futuro”, conclui Aécio Prado.[/blockquote]
A Scytl, é especializada em gestão eleitoral segura, soluções para votação eletrônica e em portais de assinatura de contratos eletrônicos.
A empresa é proeminente do grupo de pesquisas da Universidade Autônoma de Barcelona, pioneiro na pesquisa de soluções de segurança para a indústria da votação eletrônica desde 1994.
Nos últimos dez anos a Scytl gerenciou eletronicamente mais de 100.000 eventos eleitorais, em mais de vinte países, como Brasil, EUA, México, França, Noruega, Suíça, Áustria, Bósnia e Herzegóvina e Índia.
Leia Também…
CFC usará certificados digitais para identificar eleitor em eleições
Certificado digital é a porta para massificar o voto online