Últimas notícias

Fique informado
Emissão de laudos de laboratórios e hospitais só poderá ser feita com assinatura digital

Emissão de laudos de laboratórios e hospitais só poderá ser feita com assinatura digital

19/07/2016

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

A Assinatura Digital em laudos que visa dar maior segurança aos pacientes. A medida já está valendo a partir de hoje, 19 de julho de 2016.

Prontuários e laudos só poderão ser enviados eletronicamente mediante uso de certificação digital para garantir autenticidade e a legalidade dos documentos.

Hoje, 19/07 entrou em vigor a RDC 30, norma impetrada em todo o país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga laboratórios e hospitais a emitirem todos os laudos apenas por meio de assinatura digital ou manuscrita em papel.

Tendo em vista o surgimento desta nova demanda de mercado, a Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital que mais cresce no Brasil, desenvolveu o Certillion Lab.

O Certillion Lab foi desenvolvido especialmente para atender todos os laboratórios e hospitais que terão que se adaptar à RDC 30. É uma ferramenta de certificação digital híbrida, portanto de fácil integração e que diferente das demais oferecidas no mercado, já vem com o certificado digital integrado.

A solução foi pensada de uma forma que seja de simples manuseio e sem que haja necessidade de promover qualquer alteração na regra de negócio do laboratório”, afirma Vinícius Sousa, presidente do conselho administrativo da Soluti.

Desenvolvida em parceria com a e-Sec, o Certillion Lab é uma solução que torna ágil e prática a assinatura digital de documentos, na medida em que a ferramenta poderá ser acessada por um serviço na nuvem ou, dependendo do interesse do laboratório, ser instalada no interior da própria unidade, permitindo assim seu acesso e funcionamento dentro do ambiente do laboratório, sem causar qualquer tipo de impacto ao seu modelo operacional e de negócios. E o mais importante, com toda segurança, validade legal e respaldo jurídico.

A obrigatoriedade no uso do certificado digital para assinaturas digitais na emissão dos laudos visa coibir problemas provocados por assinaturas escaneadas e coladas no papel, que a partir dessa data passam a não ter mais suporte legal.

Michel Medeiros | CEO da Soluti

A iniciativa da Anvisa vem de acordo com o principal mote de aplicação da certificação digital, ao garantir aos pacientes mais segurança em relação a documentos como laudos e prontuários eletrônicos, que tem cada vez mais sido usados no segmento médico”, explica Michel Medeiros, CEO da Soluti.

A Soluti é uma empresa especializada em oferecer soluções de segurança e certificação digital integradas às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais, com atuação em todo o território nacional. Toda a sua linha de produtos utiliza tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais.

Presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com cerca de 900 pontos de atendimento, desenvolveu um modelo operacional 100% dentro das regras ICP-Brasil, proporcionando agilidade para parceiros e clientes. Ao longo dos últimos anos, tendo em vista a ampliação de sua rede de atuação, tem investido na aquisição de empresas e estabelecimento de parcerias estratégicas com companhias que são referência em segurança da informação.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<