Em decorrência da pandemia de COVID-19, a evolução para o modelo em nuvem foi necessária para que o setor de finanças da empresa Reclame Aqui conseguisse realizar o trabalho 100% remotamente, garantindo assim a segurança de todos os colaboradores
A pandemia originada pela irrupção do vírus COVID-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office.
Pensando na segurança de seus colaboradores, o Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, acaba de realizar a migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.
De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos.
“Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office”, afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados.
O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.
Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam.
“Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando”, esclarece.
Tempo Recorde de migração para o cloud
Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. “Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade”, afirma.
Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando.
“São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes.”
“O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas”, esclarece.
Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. “Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa”, aponta.
Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.
Benefícios da nuvem
A Sky.One possui em seu portfólio uma estrutura especial para rodar o software SAP B1 na nuvem. Desta forma, o serviço adotado pelo Reclame Aqui foi o Auto.Sky B1 juntamente com o Guru.Sky, por conta do acréscimo de base de dados de produção.
Os principais benefícios da solução incluem disponibilidade – na qual toda a infraestrutura de hardware pode ser configurada em minutos –, e acesso online, que garante que as informações sejam inseridas de maneira rápida, segura e criptografada.
O Auto.Sky Business One, implementado no Reclame Aqui, é uma tecnologia desenvolvida especialmente para SAP e parceiros de implantação que buscam por uma infraestrutura completa em nuvem. “A plataforma é de extrema importância para as empresas no momento, já que permite conexão via web. Desta forma, os colaboradores podem ter acesso à plataforma na segurança de suas casas”, afirma Brandão.
Além disso, a plataforma conta com acesso mobile via aplicativo SAP Business One, backups automáticos referentes à aplicação e aos bancos de dados – realizados todos os dias, armazenamento em um serviço na nuvem, gerenciamento de banco de dados – HANA e SQL e suporte Add Ons, onde qualquer add-on que esteja certificado pela SAP, fica compatível com os ambientes dedicados.
A ferramenta garante ainda alta performance, custo total de hospedagem baixo, licenciamento interno para Microsoft SQL e Windows, além de permitir efetuar pagamentos por usuários com acesso ao sistema, tendo a opção de aumentar a estrutura da empresa conforme a demanda.
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Sobre a Sky.One
Somos uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente.
Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider Lens™, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.
Sobre a Osker
Consultoria de negócios que oferece soluções integradas para a gestão empresarial e de projetos para empresas em constante desenvolvimento com o objetivo de conectar pessoas e processos, oferecendo e acompanhando o desenvolvimento de cada negócio, de forma mais inteligente, flexível e segura.
E, como parceira da SAP, marca mundial no mercado de softwares e aplicativos empresariais, desempenha um papel fundamental na área de gestão de negócios e tecnologia da informação, atuando em todo território nacional através de parcerias que possibilitam ainda mais a ampliação da aderência aos diversos processos de negócios.
Atualmente são mais de 150 instalações e 3000 usuários, sendo reconhecida pela SAP com os selos e premiações de Excellence in Customer Loyalty LATAM, SAP Recognized Expertise, Melhor Linearidade, entre outros. Para saber mais, acesse: www.okser.com.br.
Sobre o Reclame Aqui
O Reclame AQUI é a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina e um grande gerador de informação de dados. Junto com 20 milhões de consumidores e mais de 240 mil empresas cadastradas, trabalha para construir um mundo melhor.
Mais do que ajudar a resolver reclamações e melhorar as relações de consumo, o Reclame AQUI compartilha conhecimento por meio de cursos focados em aperfeiçoar o atendimento das marcas e aposta em ações sociais que possam transformar a realidade dos brasileiros.
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