Últimas notícias

Fique informado

Encontro Internacional sobre Cooperação Técnica em Certificação Digital

19/09/2011

16-Set-2011: Brasília – DF

Precursor de um dos modelos mais eficientes de certificação digital, ao longo dos seus 10 anos ,o ITI assinou acordos de cooperação técnica com vários países no intito de colaborar com criação dos marcos legais para a implantação de Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP).
Dirigentes do ITI apresentarão aos especialistas dos governos do Uruguai, Paraguai, Cabo Verde, El Salvador e Equador, o modelo de certificação digital adotado pelo Brasil, sua aplicação e normas de auditoria e fiscalização. O encontro internacional, que acontece na sala Santa Cruz, faz parte da programação paralela do 9º CertForum de Brasília e pode ser acompanhado pelo público durante as atividades no período da manhã.
Na opinião do diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos Machado, “é importante ampliar a visão das nações que firmaram acordo com o ITI sobre a Infraestutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o projeto João de Barro e demais ações do Governo que garantem a aplicação de toda a tecnologia do modelo brasileiro”, conclui.
Machado destaca que tão importante quanto a tecnologia da informação é o conjunto de normas que regem à ICP-Brasil. O diretor afirma que são essas regras que propiciam o grande número de aplicações que utilizam a certificação digital no país.
“Um dos elementos mais fortes da ICP-Brasil é o sistema normativo que garante a aplicação ampla, geral e restrita do conceito da interoperabilidade, ou seja, o mesmo certificado, emitido por qualquer Autoridade Certificadora (AC) vinculada a ICP-Brasil, opera em todo o sistema nacional de certificação digital. Com base nessas políticas, diretrizes e normas, você pode ter um grande número de ACs e soluções que usam certificação digital ICP-Brasil. Elas podem estar aplicadas nos mais diversos segmentos e mesmo assim serão interoperáveis pela força normativa da ICP-Brasil”, enfatiza Machado.
Para o diretor de mercado da Softex, Djalma Petit, a certificação digital ICP-Brasil tornou-se referência internacional de tecnologia da informação, além de trazer diversos benefícios à sociedade podendo tornar-se um importante instrumento para a internacionalização das empresas brasileiras nele envolvidas. “O projeto que estamos desenvolvendo durante o 9° CertForum tem justamente este objetivo: apresentar a certificação digital do Brasil a convidados internacionais interessados em implementar programas similares em seus países, gerando oportunidades de negócios para as nossas companhias”.
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<