Últimas notícias

Fique informado

Entidades apoiam a realização do 9º CertForum – Rio de Janeiro

26/05/2011
Renata Balthazar, CNC
Na última semana (16 a 20 de maio), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI recebeu o apoio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e da SUCESU-RJ para a realização do 9º CertForum – Etapa Rio de Janeiro, que ocorre em agosto na capital carioca.

¨Essas instituições são fundamentais. Além de ajudarem a divulgar o evento para o público interessado na certificação digital, como ferramenta de desburocratização e redução dos custos, elas contribuem para adequarmos a grade do Certforum às necessidades da praça¨, comentou a assessora de Comunicação do ITI, Denise Direito.

Exemplo disso, foi a reunião ocorrida na quarta-feira (18) com o presidente da PRODERJ, Paulo Coelho, a assessora do ITI e o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital -ABRID, Edson Rezende.
 
Durante o encontro, ficou estabelecido que um dos focos da próximo Certforum será a gestão eletrônica de documentos. Coelho informou que o estado do Rio  está implantando o processo digital em várias rotinas do governamentais. Alguns dos processos que foram informatizados e usam o certificados padrão ICP-Brasil são a nomeação/exoneração de servidores, controle de veículos  e combustível, além da controle de armas feito pela Secretaria de Segurança Pública.

Para Denise Direito o apoio da CNC e da SUCESSU também são fundamentais. A SUCESSU traz para perto do evento os empresários cariocas que tem sido alvo de várias ações governamentais, cujo objetivo é dar segurança e celeridade nas transações, como é o caso do Conectividade Social e da ajustes com o fisco. Já a CNC é uma entidade com capilaridade nacional, que congrega 34 federações e mais de 900 sindicatos patronais. Isso significa, alcançar o segmento de pessoas jurídicas ligadas ao comércio.

A gerente de Projetos da CNC, Renata Balthazar, salientou, durante a reunião ocorrida na quinta-feira (19) que o perfil do comerciante é muito diferente dos empresas ligadas à industria. ¨A margem de lucro e o elevado grau de competição desse segmento fazem com que essas novas práticas tenham que estar associadas a uma melhoria na gestão¨.

O 9º CertForum ocorrerá pelo  terceiro ano consecutivo na cidade do Rio de Janeiro. Além da programação que trata especificamente da certificação digital, haverá espaço para a apresentação do evolução da implantação do Registro de Identidade Civil (RIC), já que a cidade é uma das localidades que está recebendo o projeto piloto do RIC, além de abrigar parte do corpo empresarial que vem desenvolvendo soluções para essa política pública.

Para saber mais, acesse a página do Certforum (http://certforum.iti.gov.br). 


Fonte: ITI

O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<