Últimas notícias

Fique informado

Entrevista Exclusiva com o presidente do ITI Marcelo Buz

30/01/2019

MARCELO AMARO BUZ foi nomeado dia 24 de janeiro para a posição de Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

Natural de São Leopoldo, formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, possui MBA Executivo Internacional pela UFRGS, Marcelo Buz licenciou-se do mandato de Vereador pelo partido DEM na cidade de São Leopoldo – RS depois da publicação do decreto de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU), dia 24 de janeiro, assinado pelo presidente em exercício Hamilton Mourão (PRTB).

Crypto ID: Marcelo Buz quais são suas principais diretrizes para o ITI?

Marcelo Buz: Uma das principais diretrizes da minha gestão será a popularização do certificado digital ICP-Brasil, que é uma ferramenta essencial no processo de desburocratização do País. O certificado digital ainda é pouco conhecido por diversos setores, acredito que um forte trabalho de divulgação será muito importante para atingir novos públicos e possibilitar a oferta de serviços digitais seguros que facilitarão a rotina do cidadão.

 No que tange as questões técnicas da ICP-Brasil, estou reunindo as equipes para me familiarizar com as rotinas da Autarquia e verificar em quais pontos podemos encontrar melhores soluções ou desenvolver novos potenciais, todas as ações serão tomadas de forma adequada para que sejam mantidas a segurança e a excelência da ICP-Brasil.

Crypto ID: ITI tinha estabelecido um planejamento para 2019, você já teve oportunidade de analisar os projetos?

Marcelo Buz: Vamos revisar o Planejamento Estratégico proposto, muito do que foi projetado será aproveitado, uma vez que são ações que objetivam a ampliação do uso da certificação digital ICP-Brasil e das novas tecnologias associadas à identificação e assinatura digital. E complementaremos o documento com novas visões e ações que estejam alinhadas aos projetos e ideias do Governo Bolsonaro.

Crypto ID: Algumas iniciativas do ITI passam pela aprovação do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, segundo a MP 2002/2. Já estaria em pauta junto a Casa Civil a convocação de novos membros do Comitê Gestor? Podemos esperar alteração das instituições que vão compor o CG ICP-Brasil?

Marcelo Buz: Todas ações para continuidade do Comitê Gestor da ICP-Brasil serão tomadas. Aguardamos no momento a sinalização da Casa Civil para tratarmos das nomeações, acreditamos que o tema será deliberado nas próximas semanas.

Crypto ID: Alguns projetos que dependem do CG ICP-Brasil poderiam ser prejudicados com a interrupção das reuniões, já está agendada a próxima reunião do CG ICP-Brasil?

Marcelo Buz: Não há no momento previsão de interrupção do Comitê Gestor da ICP-Brasil, em breve confirmaremos a data da próxima reunião e as pautas que serão debatidas.

Crypto ID: Marcelo, qual é a mensagem que você, neste momento, gostaria de passar para as entidades que compõe a ICP-Brasil?

Marcelo Buz: O ITI continuará trabalhando em parceria com as entidades para o fortalecimento da ICP-Brasil e popularização do uso do certificado digital. Espero ampliar as relações com o mercado para promoção de novos projetos que tornem o certificado digital uma ferramenta mais conhecida e acessível a todo cidadão. Por fim, é importante destacar o papel estratégico do ITI no processo de desburocratização do País, uma das principais metas da agenda econômica do Governo Bolsonaro.

Segundo Marcelo Buz declarou em entrevista ao jornal VS de São Leopoldo, o ITI é um órgão de extrema importância estratégica e de muita responsabilidade, “fico muito honrado pela confiança. O ITI é o responsável pela implementação das políticas públicas de chaves digitais”, diz o diretor presidente do ITI. “Nossa ideia é participar, ser colaborativo, ser muito mais propositivo do ponto de vista de estratégia, de implementação dessas chaves públicas para liberar nosso País da burocracia do papel”, conclui Marcelo Buz em sua entrevista ao VS.

 

Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.

Leia também…

Diretor-presidente do ITI inicia agenda com empresas do setor de certificação digital – [Ouça]

ITI tem novo diretor presidente, Marcelo Buz

ITI