Últimas notícias

Fique informado
A etapa regional do 14º CertForum | Porto Alegre

A etapa regional do 14º CertForum | Porto Alegre

07/10/2016

Foi realizada em 5 de outubro em Porto Alegre/RS a etapa regional do Cerforum – Fórum de Certificação Digital

img-20161005-wa0002_edited

O evento se concentrou na apresentação de projetos e sistemas implementados no estado do Rio Grande do Sul, que fazem uso do certificado digital ICP-Brasil e ajudam na desburocratização do serviço público, na economia de insumos e na segurança da informação.

A abertura do evento foi feita pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Pedro Paulo Lemos que  em seguida apresentou os números da ICP-Brasil e destacou os setores da economia que fazem uso da tecnologia.

Pontos de atendimento do Banrisul no Rio Grande do Sul

Jorge Krug  diretor de Tecnologia da Informação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul em seguida falou sobre o desenvolvimento da certificação no estado do Rio Grande do Sul e nas instituições bancarias.

A primeira palestra do dia foi feita pelo analista da Área de Certificação Digital da Unidade de Gestão Corporativa do Banrisul Carlos Eduardo Wagner. Wagner explicou aos presentes como funciona a emissão de certificados ICP-Brasil no Banrisul e deu destaque à capilaridade da rede de emissão de certificados em todo o estado gaúcho.

Essa parte de sua apresentação foi um dos pontos comentados pelos participantes durante o intervalo do evento. A malha de pontos de atendimento para emissão dos certificados digitais do Banrisul demonstra seu empenho na aplicação da certificação digital em seus processos.

Já o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul – OAB/RS Filipe Pereira Mallmann destacou a evolução que a certificação digital trouxe para os advogados, e enumerou desafios que ainda devem ser vencidos para que o uso do certificado ICP-Brasil torne-se ainda mais benéfico.

Cynthia Anzanello | Procergs

Encerrando a manhã, a analista de Sistemas da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – Procergs Cynthia Anzanello falou sobre a adesão do Rio Grande do Sul à certificação e sobre o desenvolvimento de sistemas para a administração pública local com o intuito de tornar os processos mais ágeis, seguros e menos burocráticos.

A implantação da Junta Digital no Rio Grande do Sul foi o tema da apresentação do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul – Jucergs Paulo Roberto Kopschina.

A expectativa é de que em 2017 diversos serviços da Jucergs sejam ofertados apenas por meio digital. Advogado do escritório Mattos Filho, Júlio Regoto, em sua apresentação, afirmou que a certificação digital pode ser utilizada em muitos outros processos em escritórios de advogacia além do peticionamento eletrônico. Para ele, o uso de documentos digitais é um avanço e deve ser implementado em todos os processos possíveis.

Encerrando o CertForum, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul – IGP/R André Luiz Assis mostrou como a certificação melhorou a produção de laudos periciais na instituição.

img_1665-editada-2

Luiz Carlos Zancanella, Pedro Paulo Lemos e Jorge Krug

O evento contou com apoio Institucional do Banrisul e com o patrocínio das empresas Certisign, Safeweb Autoridade Certificadora e Soluti Certificação Digital.

“Para o Rio Grande do Sul é significativo receber um evento do porte do Certforum porque nos proporciona reunir profissionais de diversos segmentos de mercado em torno do que já estamos utilizando no Estado com a tecnologia da certificação digital e  apresentar o quanto ainda temos que avançar,” declara Luiz Carlos Zancanella, presidente e fundador da Autoridade Certificadora Gaúcha Safeweb.

 

img-20161006-wa0004

Pedro Paulo Lemos, Viviane Bertol e Ayrton Carvalho Filho

 

Estiveram presentes também nossos apoiadores do CryptoID, Viviane Bertol da PKI Consulting e Ayrton Carvalho Filho do Cartório Digital que durante o intervalo conversaram muito com Pedro Paulo Lemos sobre diversos aspectos da ICP-Brasil.

Nessa oportunidade, Ayrton contou sua história com a ICP-Brasil desde o início e  seus esforços para a integração dos cartórios com essa tecnologia o que fez Pedro Paulo chama-lo de “Milton Nascimento” dos cartórios.

 

 

soluti-certiforum-poa

Lidiane (AC Digital), Júlio Mendes, Adria Sâmia e Demétrius Faria (Soluti) Juliano Córdova ( AC Digital), Luís (Ascel Certificação Digitais), Angela Capelari (Soluti).

 

“O Certforum regional é um evento excelente para aprimorarmos o conhecimento, uma oportunidade para apresentarmos novas aplicações com o uso da certificação digital para outras regiões e também para nos encontrar com nossos parceiros que sempre nos prestigiam nos eventos que participamos pelo Brasil afora”, declara Adria Sâmia gerente de marketing da Soluti.

 

 

edmar-iti

Edmar Araújo | Coordenador da Assessoria de Comunicação Social do ITI

 

 

“O ITI ficou bastante satisfeito com a realização do evento em Porto Alegre. Desde o local, o CIEE, bastante preparado e de excelente estrutura para acomodar público e palestrantes até o nível das apresentações e interações do publico. Vimos que a capital gaúcha sedia uma gama de entidades que lançaram mão de avançadas tecnologias da informação e comunicação para modernizar suas rotinas. Nelas, a presença do certificado ICP-Brasil como elemento de identificação seguro e juridicamente aceito demonstra o zelo dos gaúchos na adoção de gestões eletrônicas de documentos”, conclui Edmar Araújo Coordenador da Assessoria de Comunicação Social do ITI.

As apresentações utilizadas pelos palestrantes na etapa Porto Alegre do CertForum serão divulgadas no próximo Boletim Digital editado pelo ITI.

O 14º CertForum, etapa Porto Alegre, foi realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid.

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<