Últimas notícias

Fique informado

Evento Nacional da ARISP, IRIB e ABDRI vai discutir o Registro Eletrônico de Imóveis

21/08/2015
Seminário vai acontecer, em São Paulo, em uma iniciativa conjunta do IRIB, da ARISP e da ABDRI

Acontecerá, de 10 a 12 de setembro, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – 1º Seminário Nacional “Elvino Silva Filho”, evento inteiramente voltado para a discussão do desenvolvimento atual do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), bem como a regulamentação do tema pela Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ (Provimento nº 47, de 19 de junho de 2015).

O seminário vai acontecer, no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, em São Paulo, Capital, em uma iniciativa conjunta do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI).

Os organizadores do evento querem ouvir o que os registradores de imóveis pensam sobre esse importante assunto. Os interessados em participar expondo seus estudos e opinião devem enviar mensagens para o email sergiojacomino@gmail.com, com breve descrição dos pontos que gostaria de ver abordados, telefone e canais de contato.

“Do Registro Eletrônico de Imóveis cuidam os registradores”

O IRIB e a ARISP assumiram o compromisso de implantar o Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico em todo o país, aproveitando as iniciativas e a experiência bem testada de São Paulo pela ARISP.

Centrais de serviços eletrônicos compartilhados têm sido criadas pelas várias especialidades de Registros Públicos – notários, tabeliães de protesto, entre outras.

O Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico é um desafio posto aos registradores imobiliários, cumprindo o preceito consagrado no art. 37 da Lei nº 11.977/2009, que reza que os “serviços de registros públicos (…) instituirão sistema de registro eletrônico”.

A parceira do IRIB e da ARISP, visando ao registro eletrônico, remonta ao ano de 2006, quando firmaram convênio tornando-se as instituições operadoras da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis.

Em 2010, o Instituto e a Associação se uniram em dois importantes acordos de cooperação técnica, firmados com o Conselho Nacional de Justiça, para a criação da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e para permitir o acesso ao Sistema de Penhora Eletrônica de Imóveis (Penhora Online).

ACT – IRIB e ARISP

ACT – CNJ, IRIB E ARISP (Penhora Online)

ACT – CNJ, IRIB E ARISP (Central Nacional de Indisponibilidade de Bens)

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 20.08.2015

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<