Últimas notícias

Fique informado
Evento sobre ICP-Brasil terá inicio 30/07 e você não pode perder!

Evento sobre ICP-Brasil terá inicio 30/07 e você não pode perder!

29/07/2020

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

A ICP-Brasil é a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira criada pela Medida Provisória 2.200-2/2001 que regulamenta a utilização de recursos de tecnologia para garantir autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade e não repúdio aos atos praticados no meio eletrônico.

Atualmente a ICP-Brasil ganhou grande destaque em função da pandemia mundial causada pelo Coronavírus porque reúne recursos que possibilitam transações eletrônicas com garantias legais.

A abrangência da ICP-Brasil será apresentada em Lives realizadas pelo ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação que vem preencher o espaço do CertForum que seria realizado presencialmente em novembro de 2020.

O CertForum

O Certforum que é o maior evento da América Latina sobre PKI – Public Key Infrastructure, em português ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP-Brasil será realizado em Brasília, entre os dias 16 e 18 de março de 2021.

A partir do dia 30 de julho de 2020 teremos a edição on-line como as CertLives.

As CertLives serão eventos abertos ao público com apresentações e debates sobre a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil incluído a certificação digital ICP-Brasil, certificado de atributos, tipos de assinaturas eletrônicas, carimbo de tempo, criptografia quântica, aplicação do certificado digital na Internet das Coisas e em Blockhain entre outros temas.

Nesta edição do CertForum também serão apresentados as aplicações do certificado digital ICP-Brasil em diversos setores da economia como financeiro, saúde, comércio e indústria.

Um dos diferenciais da ICP-Brasil frente a outras alternativas de assinatura eletrônica é sua robustez regulatória, requisitos e padrões pré definidos e isso será tratado tanto no CertForum que acontecerá presencialmente em Brasilia e quanto nas CertLives.

O CertForum conta com o apoio do Portal Crypto ID, veículo de comunicação brasileiro com maior especialização em criptografia e identificação digital

REGINA TUPINAMBÁ

“Acompanho o evento CertForum desde a sua primeira edição e nos primeiros anos o evento era voltado para às Autoridades Certificadoras e empresas públicas. Com o tempo o público foi ampliado para Autoridades de Registro, fabricantes de dispositivos de armazenamento de Certificados Digitais e demais fornecedores. Atualmente o público conta também com representantes da academia e empresas públicas e privadas de vários setores. A oportunidade do evento aberto em transmissão on-line deverá ampliar muito mais esse universo, diz Regina Tupinambá diretora do Portal Crypto ID.

“O CRYPTO ID, atualmente é o mais segmentado e um dos mais conceituados portais brasileiros sobre conteúdo com foco em soluções que agregam garantias legais às transações feitas nos meios eletrônicos e o apoio ao evento como o Certforum é um movimento natural para atender os interesses dos nossos leitores, explica Regina.

São mais de 140 mil pessoas diferentes que acessam, a cada mês, o CRYPTO ID para ler pelo menos uma matéria e destacamos que 73% da nossa audiência é orgânica e 64% dos nossos leitores são profissionais C-Level.

SUSANA TABOAS

“A busca pelo conteúdo que apresentamos aumentou muito porque as empresas estão nesse momento com foco em contratações de soluções segurança da informação e o conteúdo das CertLives será super agregador para nossos leitores,” afirma Susana Taboas diretora do Portal Crypto ID

Segundo Susana Taboas, “em 2019 o evento trouxe casos de uso de diversos segmentos nos painéis dedicados a Saúde, Financeiro, Judiciário, Educação, Internet das Coisas, Cartórios, Blockchain, entre outros. O painel sobre o Mercosul foi muito enriquecedor porque vimos a similaridade entre os países que formam o bloco com relação aos regulamentos e requisitos técnicos de suas infraestruturas de chaves públicas de lá pra cá muita coisa evoluiu e teremos muito conteúdo bom para degustar.

Como serão as CertLives?

As CertLives são inovadoras, e permitirão a cada etapa aprofundar a discussão dos temas atuais relativos à certificação digital, tecnologia, negócios, mercado e do novo mundo digital.

Dentre os assuntos confirmados estão as Inovações Tecnológicas e Legislativas, as Medidas Provisórias nº 951 e nº 983 e o Cenário Internacional.

A transmissão contará com a participação do Ministro Chefe da Casa Civil, Braga Netto, e de outras autoridades dos poderes executivo e legislativo federal.

O evento é realizado pelo ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Identificação Digital – Abrid.

Você pode assistir por aqui também se quiser.

Para Carlos Fortner, diretor-presidente do ITI, a realização dessas fases preparatórias “estimula e aquece as discussões que serão realizadas no próximo ano.”

O CertForum que já é o maior do país sobre certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, inova ao debater sobre o assunto de forma  acessível e demonstra o quanto é importante a disseminação da informação nas redes sociais”.

A cada encontro participarão especialistas, gestores públicos, administradores, analistas de tecnologia e pesquisadores. As pessoas poderão interagir com os convidados utilizando a ferramenta chat do Youtube.