Últimas notícias

Fique informado

Exército Brasileiro utiliza tecnologia do Serpro para a emissão de certificado de registro de armamento

27 de maio de 2020

Spotlight

Comitê Gestor da ICP-Brasil aprova emissão primária por videoconferência

A aprovação cria o amparo jurídico necessário para a edição da Instrução Normativa que regulamentará e viabilizará o processo operacional da emissão primária de Certificados Digitais através de videoconferência.

22 de janeiro de 2021

Veja o que diz Miguel Martins da AET Europe sobre gerenciamento de eIDS

Como traçar a estratégia de IAM para sua organização? Confira o que diz a AET Europe, líder global em gerenciamento de identidades.

19 de janeiro de 2021

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Certificado digital para servidores públicos federais de forma rápida e 100% online

O Secretário Wagner Lenhart, do Ministério da Economia, fala sobre parceria com o Serpro para emissão de certificados pelo Sigepe, procedimento que se destaca neste momento de pandemia e distanciamento social em entrevista ao Portal do Serpro.

24 de maio de 2020
Solução Vio viabilizará a fiscalização de produtos controlados por meio da verificação da autenticidade de dados

Exército Brasileiro começará a utilizar a solução Vio de autenticação de documentos, desenvolvida pelo Serpro, para validar a emissão de certificado de registro de armamento a todos os militares e usuários de produtos das categorias de controle de tráfego especial.

A tecnologia garantirá a validação e veracidade dos dados, com segurança, integridade e confiabilidade, viabilizando a fiscalização de produtos controlados no país.

De acordo com o gestor do Vio no Serpro, Lary César Galeno Fernandes, a solução vai permitir, inicialmente, a emissão de Certificado de Registro Pessoa Física para as 12 Regiões Militares, abrangendo em torno de 4.500 codificações mensais e 54 mil codificações por ano.

“A implantação do QR Code Vio garante a autenticidade dos documentos, o que fortalecerá as atividades de fiscalização de produtos controlados, tais como fabricação, importação, exportação, desembaraço alfandegário, comercialização e tráfego, de acordo com o Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados/R-105)”, explica Lary.

O gestor de negócios, Orlando Moreira Bastos, da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro, informa, ainda, que a solução também ajudará o Exército Brasileiro a certificar a autenticidade dos Certificados de Registro de Pessoa Jurídica, Certificado de Registro de Arma de Fogo, Porte de Arma de Fogo e Guia de Tráfego de Pessoa Física e Jurídica.

“Esta contratação tecnológica é o início de uma jornada de novos projetos em comum com o Exército. É uma honra para o Serpro firmar parceria com essa importante instituição, que prima pela soberania, salvaguardando os interesses nacionais”, ressalta Orlando.

O que é o Vio

O Vio é um sistema de certificação de autenticidade de documentos de identificação, que usa a tecnologia de compactação e criptografia de dados para permitir que as informações em um documento sejam inseridas em um código QR.

Diferentemente de um código QR normal, limitado a manter informações específicas e de texto, o QR-Code Vio permite inserir texto e imagens criptografados para leitura offline, ou seja, sem precisar de internet.

“O QR Code Vio replica os dados contidos no documento utilizando encriptação forte para garantir a autenticidade dos dados. Além disso, QR Codes Vio são encriptados na fonte a partir de informações fornecidas pela própria entidade emissora do documento, garantindo o não-repúdio”, explica Lary Fernandes

Solução completa

O sistema Vio é composto por três funcionalidades:

•API REST para criação de QR Codes Vio: utilizada por entidades emissoras para solicitar a encriptação dos dados fornecidos e a geração do QR Code Vio.

•API REST para decodificação de QR Codes Vio: integrada a qualquer entidade que deseje decodificar e validar QR Codes Vio de forma automatizada.

•Aplicativo Vio para Android e iOS: disponíveis gratuitamente nas respectivas lojas online, capazes de decodificar e validar QR Codes Vio offline em situações onde a automação não seja necessária.

A função fornecida ao Exército é o API REST para codificação de QR Codes garantindo que, ao ser emitido um Certificado de Registro para controle de armamento, o QR Code gerado somente seja “lido” e interpretado pela própria solução Vio, que decifra códigos bidimensionais criptografados. Segundo o gestor Orlando Bastos, “o QR Code é codificado utilizando tecnologia de encriptação forte a fim de garantir autenticidade, integridade e confiabilidade das informações contidas”

Quem já usa o Vio

Em 2020, já foram gerados cerca de 14 milhões de QR Codes. Desses, 11 milhões foram para produtos Denatran e 1 milhão para demais produtos. Conheça os órgãos e as soluções que já utilizam a tecnologia Vio.

•Denatran: CNH Digital, CRLV Digital, Placa Mercosul, Renave.

•Tesouro Nacional: CAUC.

•Ministério da Economia: Sigepe.

•Produto Serpro: ProId.

Fonte: Serpro

Mercado de auditorias e certificações será outro após a pandemia do coronavírus

Certificado digital para servidores públicos federais de forma rápida e 100% online

Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

Benefícios do uso de certificado digital para órgãos públicos. Ouça

Leia nossa coluna de certificação digital e saiba de todas as novidades!

  Explore outros artigos! ] i