Últimas notícias

Fique informado
Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar; apagão afeta vários países

Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar; apagão afeta vários países

15/04/2019

Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar em diversos países, Brasil incluso, aparentemente por problemas técnicos; Messenger também caiu

Uma pane generalizada derrubou os serviços do Facebook, do Instagram e do WhatsApp em diversos países, Brasil incluso, na manhã deste domingo (14). Embora ainda não haja uma declaração oficial, tudo indica se tratar de problemas técnicos em escala global.

Os problemas em torno do Facebook foram detectados inicialmente por volta das 8:00, horário de Brasília. Num primeiro momento, apenas a instância web do Facebook foi afetada, mas em pouco tempo, a pane se alastrou para o Instagram e WhatsApp, tanto acessível por navegadores, quanto por seus apps dedicados.

O Messenger, o mensageiro instantâneo diretamente ligado ao Facebook, também está inoperante.

Segundo o site DownDetector, a instabilidade dos três serviços se concentra na costa leste dos Estados Unidos, Europa, região da Ásia-Pacífico, alguns países da África e algumas capitais do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Brasília. Algumas regiões, como o Japão e a Austrália, escaparam ou foram minimamente afetados, ao menos por enquanto.

Embora o Instagram, WhatsApp e Facebook possuam links próprios, basicamente as áreas afetadas são as mesmas nos três serviços. No Brasil, os problemas estão concentrados nas maiores metrópoles, embora isso possa mudar.

O Facebook ainda não se manifestou oficialmente sobre a instabilidade em seus serviços, logo, não se sabe por quanto tempo ela irá perdurar.

Em situações normais, a empresa costuma resolver problemas de instabilidade rapidamente, no entanto, isso depende da região e extensão dos problemas.

No momento em que este texto foi ao ar, o WhatsApp havia começado a funcionar mal e porcamente, sem integração ao WhatsApp Web, enquanto Facebook, Instagram e Messenger permanecem fora do ar. Logo, o melhor a fazer é sentar, relaxar, abrir um refrigerante, ligar a TV esperar.

Fonte: MeioBit