Últimas notícias

Fique informado
Fim do ciclo de vida da cadeia V1 da ICP-Brasil

Fim do ciclo de vida da cadeia V1 da ICP-Brasil

3 de agosto de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Mudança no comando do ITI

Carlos Roberto Fortner foi exonerado do cargo de Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

8 de julho de 2021

Maurício Coelho fala ao CryptoID sobre a nova Raiz V5 da ICP-Brasil

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação anunciou

26 de fevereiro de 2016

A cadeia de certificação V1 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) expirou no dia 29 de julho de 2021

Criada em 29 de julho de 2008 com validade de 13 anos, a cadeia de certificação V1 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) expirou em 29 de julho de 2021, às 16h17 do horário de Brasília. 

Maurício Coelho – Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas

No final de 2014, conforme previsto no plano de migração para atualização dos padrões criptográficos, os certificados digitais no padrão da ICP-Brasil de usuários finais emitidos sob a cadeia V1 expiraram, já os certificados de Autoridades Certificadoras (ACs) se mantiveram válidos até o certificado da Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) expirar na última quinta-feira. 

Significa dizer que, até então, a AC Raiz e as ACs continuaram emitindo e assinando Listas de Certificados Revogados (LCRs) na cadeia V1 regularmente.

Trata-se do encerramento da vigência da segunda raiz da ICP-Brasil, a primeira a fazer uso da nova plataforma criptográfica, hardware e software, da AC Raiz da ICP-Brasil, proveniente do Projeto João de Barro.

Um marco para o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e para a ICP-Brasil, ao prover, pela primeira vez no Brasil, uma versão da raiz ICP-Brasil com tecnologia 100% nacional. 

Para o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, “A cadeia V1 cumpriu seu objetivo de proporcionar inovação tecnológica e plena autonomia ao ITI, enquanto AC Raiz da ICP-Brasil, na gestão de todo o ciclo de vida de uma cadeia criptográfica.”

Fonte: Gov.br

Governo e Tecnologia

No Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Certificado Digital ICP-Brasil bate a marca de 687 mil emissões em um mês

Mudança no comando do ITI

Novas urnas eletrônicas contarão com certificação da ICP-Brasil

Certificado Digital ICP-Brasil bate a marca de 687 mil emissões em um mês

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.

Sobre o Crypto ID | O maior Portal Brasileiro sobre identificação digital

O Crypto ID está entre os mais segmentados e conceituados portais brasileiros sobre conteúdo de segurança da informação. Temos foco em soluções que agregam garantias legais às transações feitas nos meios eletrônicos.

Mais de um milhão pessoas diferentes acessam o Crypto ID por ano para ler pelo menos uma matéria e destacamos que 76% da nossa audiência é orgânica e 67% dos nossos leitores são profissionais C-Level.

Leitores do Crypto ID acessam nosso conteúdo para se atualizarem e obterem conhecimento sobre as inovações e os respectivos fornecedores do mercado brasileiro e internacional.