Últimas notícias

Fique informado
Fim do applets JAVA. E agora? Como serão assinados os Documentos Eletrônicos?

Fim do applets JAVA. E agora? Como serão assinados os Documentos Eletrônicos?

13/08/2015 0 comentários
Alternativa ao uso de applets para assinatura digital de documentos eletrônicos na web

O fim do suporte a applets Java nos navegadores promete causar sérios problemas aos sites em geral que utilizam esta tecnologia, mas nos concentramos neste artigo na solução desenvolvida pela empresa Lacuna para viabilizar assinaturas digitais em documentos eletrônicos sem causar nenhum impacto aos usuários finais.

Os serviços de assinatura de documentos eletrônicos por meio da Internet realizam as assinaturas digitais executando o código na máquina do usuário.  Isso porque os princípios da certificação digital baseiam-se no fato da chave privada do certificado nunca sair do dispositivo criptográfico do usuário ou, no caso de certificados A1, da máquina do usuário.

Como não existem nos atuais padrões da web métodos para realizar assinaturas digitais utilizando certificados do usuário, os serviços de assinatura de documentos eletrônicos via Internet precisam recorrer a tecnologias alternativas.

A empresa Lacuna Software lançou há dois meses um componente com o objetivo enfrentar o fim do suporte a applets Java nos navegadores.

Historicamente, a opção mais adotada tem sido a utilização de applets Java. Entretanto, essa tecnologia tem sido gradualmente descontinuada pelos navegadores.

Tanto o Google Chrome quanto o Microsoft Edge, navegador padrão do Windows 10, já não suportam applets.Java Documentos eletrônicos. 2 jpg

Por ora, ainda existe uma maneira de habilitar o uso de applets no Chrome, mas em setembro deste ano o suporte será completamente removido.

O Chromium Blog publicou que em setembro 2015 a sobreposição e apoio ao NPAPI – Netscape Plugin Application Programming Interface, serão permanentemente removidos do Chrome.

Extensões instaladas que exigem plugins NPAPI não serão mais capazes de carregar os plugins.

Para mais detalhes sobre a linha do tempo, incluindo a orientação para os desenvolvedores de plugins NPAPI, você pode consultar o guia de depreciação NPAPI.

O componente Web PKI que foi lançado em abril pela Lacuna Software é uma alternativa ao uso de Java applets que permite realizar assinaturas digitais em documentos eletrônicos nos serviços disponíveis online.

O  Web PKI consiste em diferentes plug-ins, específicos para cada navegador, utilizando as tecnologias mais indicadas por cada fabricante. Os desenvolvedores das páginas web acessam os plug-ins por meio de uma biblioteca javascript que expõe uma interface única de programação, escondendo assim toda a complexidade do suporte a múltiplos navegadores.

Segundo Renato Marques, sócio e Diretor Comercial da Lacuna Software, “a utilização do componente é inteiramente gratuita para os usuários finais. No modelo de negócios que idealizamos, são as empresas fornecedoras dos serviços de assinaturas digitais que licenciam o componente para o uso em seus sistemas”.

No momento, há suporte para Internet Explorer e Google Chrome no ambiente Windows, com alguns milhares de usuários ativos. As versões para Google Chrome no MAC OS e no Linux são esperadas para setembro próximo.

lacunaWeb PKI da Lacuna requer um SDK para assinaturas digitais do lado do servidor. E a Lacuna garante que seu componente funciona não apenas com seu próprio SDK, mas com qualquer SDK que suporte assinaturas digitais com chave privada remota, também chamadas de “assinatura em dois passos”.

O componente da Lacuna já está instalado e em produção desde abril em alguns clientes que fornecem o serviço de assinaturas digitais. Existe a versão trial para que as empresas realizem seus testes. A Lacuna garante que a implementação é muito simples.

Dos trials que estão em andamento, temos casos de nem ter falado com as equipes técnicas que se viraram muito bem apenas com nossa documentação”, informa Renato Marques.

Sobre a versão mobile, o executivo diz que estão trabalhando nisso, mas ainda não disponibilizaram ao mercado. “Não temos certeza se a versão mobile ficará na mesma linha (Web PKI) ou se será um produto a parte pelas características dos dispositivos, diz Renato.

Se você tem um certificado digital, pode fazer um teste gratuitamente agora mesmo.

Nós do CryptoID já testamos!

  Experimente Agora

O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.

Cadastre-se para receber nossa Newsletter mensal.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Apenas usuários registrados podem comentar.