Painel sobre blockchain acontece no dia 27 de agosto, em Brasília. Tecnologia abre espaço para que novas oportunidades de negócio surjam em setores com grandes custos operacionais
Muito se fala sobre o blockchain ser um banco de dados, no qual a distribuição é livre, que utiliza a criptografia de última geração.
E quando se pensa nesse tipo de tecnologia vem logo à cabeça o bitcoin e as criptomoedas. Mas será que existem outras inovações no uso do blockchain?
A resposta é sim. A inovação no uso do blockchain já está em diversos setores, como na moda, música, educação, saúde, setor jurídico, mercado imobiliário e até mesmo em serviços para o governo.
A inovação também é vista como um modelo de negócio. Isso porque é necessário que os empresários comecem a pensar o negócio e/ou produto sendo distribuído e não mais centralizado.
Diante deste cenário, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem apoiado soluções e iniciativas capazes de contribuir para implementação desta ferramenta.
Por este motivo, a inovação estará entre os assuntos de destaque da oitava edição do Fórum RNP, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, em Brasília/DF.
Segundo Fabíola Greve, organizadora do painel, diversos países estão organizando grupos de interesse, discussões e pesquisas para fazer evoluir a tecnologia e é essencial que o Brasil também construa uma aliança sólida para a ferramenta. “Queremos abordar a blockchain aplicada fora do mercado financeiro e levar outras aplicações possíveis”, pontua.
O painel sobre blockchain vai acontecer no dia 27/8, às 9h, na sala Arena Fórum, do Royal Tulip Brasília Alvorada e será voltado para debater o estado da tecnologia no Brasil e no mundo, focado em aplicações, infraestruturas das redes e a interoperabilidade.
Desta forma, a RNP pretende promover uma discussão sobre desafios de governança, regulação e uso da plataforma para valoração das permutas de ativos entre parceiros de negócios.
Serviço
FÓRUM RNP 2019
Data: de 26 a 28 de agosto de 2019
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada
Inscrições e informações, acesse aqui.
Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP).
Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho.
Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.174 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.
Marco Stefanini presidirá o Fórum das Empresas Transnacionais, promovido pela CNI
Qual a validade jurídica dos documentos pela rede blockchain?