Últimas notícias

Fique informado
Gartner prevê novas funções que líderes de Infraestrutura e Operações desempenharão

Gartner prevê novas funções que líderes de Infraestrutura e Operações desempenharão

27/02/2020

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Gartner diz que disrupção conduzida por infraestrutura e operações impulsionará a inovação nos negócios

Tecnologias emergentes oferecem oportunidades para os líderes apoiarem a transformação digital, de acordo com a empresa Gartner.

17/02/2020

Gartner alerta que líderes de I&O devem ampliar busca por estratégias de inovação tecnológica

Analistas irão explorar as principais tendências da indústria na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud.

10/02/2020

Analistas do Gartner explicam a importância dos executivos de TI e Infraestrutura e Operações  na implementação de iniciativas de Internet das Coisas de suas organizações

O digital foi a principal prioridade dos CIOs em 2019. E eles irão procurar por líderes de Infraestrutura & Operações (I&O) que entreguem e ofereçam suporte a novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT). Porém é mais fácil dizer isso do que executar, segundo o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

Com orçamentos estagnados e recursos reduzidos para a infraestrutura tradicional, os líderes de I&O precisam permanecer relevantes e provar que podem sustentar os negócios digitais.

Iniciativas digitais exigem uma estratégia fundamentalmente diferente da Infraestrutura e Operações tradicional, que requer maior envolvimento com o restante da organização desde o início.

Sanjit Ganguli – Vice-Presidente e Analista do Gartner

“Até 2022, 80% das principais organizações de Infraestrutura e Operações desenvolverão estratégias de I&O para as iniciativas de negócios digitais como Inteligência Artificial e IoT”, afirma Sanjit Ganguli, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

“Projetos de Internet das Coisas, em especial, são um espaço em que os líderes de I&O podem testar suas novas estratégias e provar seu valor para os negócios”.

Os projetos de IoT mais bem-sucedidos exigem uma abordagem organizacional abrangente de três grupos distintos:

– I&O – Oferece integração, comunicação, análise e infraestrutura subjacente;

– Linhas de negócios – Focam no estabelecimento de metas e alocação de recursos;

– Equipes de operações – Focam em design e funcionalidade de produtos.

Tarefas como gerenciamento de projetos e segurança geralmente se enquadram nos três grupos. No entanto, as áreas de I&O deveriam estar cientes de todas as iniciativas de IoT para criar processos e documentação adequados.

Os líderes de Infraestrutura e Operações deveriam assumir um papel de liderança mais ativo

 Cada iniciativa de IoT representa um papel potencial diferente para as áreas de Infraestrutura e Operações, com variados níveis de influência, responsabilidade e propriedade. Os líderes de I&O deveriam buscar um papel ativo em qualquer iniciativa de Internet das Coisas que precise de seu suporte.

O objetivo deveria ser: (1) avaliar quais programas e iniciativas existem e qual o seu papel; (2) identificar áreas em que eles possam garantir maior propriedade estratégica.

O Gartner estima que, nos próximos anos, mais e mais equipes de I&O terão a responsabilidade de guia, desenvolvedor ou operador sobre as iniciativas de IoT de suas organizações. Os líderes de Infraestrutura e Operações deveriam estar atentos e passar, sempre que possível, de um papel de meros espectadores para uma posição mais impositiva de direcionamento.

Os quatro papéis que os líderes de I&O podem assumir são:

1) Espectador:

– A área de I&O não está envolvida em nenhum estágio de iniciativas IoT;

– A LOB (subdivisão corporativa focada em um único produto ou família de produtos, do inglêsline of business – LOB) ou a equipe de operações lideram o acompanhamento, a implementação e a operação da iniciativa.

2) Orientador:

– A área de I&O é a principal condutora de uma iniciativa IoT;

– A área de I&O orienta a justificativa de negócio, o início do projeto, a tomada de decisões técnicas, a implementação e as operações.

3) Operador:

– A área de I&O não conduz a iniciativa de IoT, mas é chamada após o estágio inicial para operar a solução IoT;

– As operações envolvem o gerenciamento da infraestrutura de terminais de borda, conexão com a plataforma IoT e integração com sistemas corporativos (rede, servidor e armazenamento);

– Também pode incluir algumas análises de dados IoT;

– Essa função geralmente é associada à função de implementador.

4) Implementador:

– A área de I&O não direciona a iniciativa de IoT (função a cargo da LOB ou da equipe de operações);

– A área de I&O é responsável pela implementação da iniciativa IoT, incluindo Edge, plataforma e integração à arquitetura corporativa já existente; isso geralmente acontece após a fase piloto ter sido concluída;

– A área de I&O também pode, ou não, operar os sistemas IoT, mas provavelmente herdará a função.

Pesquisas adicionais sobre o tema serão apresentadas durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo. No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar conexões vitais entre tecnologias, gestão e cultura com um foco especial na liderança de cada função de Infraestrutura e Operações (I&O). Participantes poderão interagir com mais de 1.000 profissionais, visionários e líderes de TI.

Até 13 de março, as inscrições para a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud estão com desconto de R$ 575,00. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail conferencias.brasil@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-5968 e 0800 006 3028, ou pelo site.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro.

Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam.

Somos parceiros e um recurso de apoio crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite.

Gartner identifica as 10 principais tendências que impactarão o setor de Infraestrutura e Operações em 2020

Gartner anuncia agenda de eventos para o Brasil em 2020

Gartner alerta que líderes de I&O devem ampliar busca por estratégias de inovação tecnológica

Navegue  um pouco mais em nosso portal.

  Leia outros artigos!

Autenticação eletrônica: a validade jurídica do documento eletrônico  Ouça