Últimas notícias

Fique informado

Golpe de criptomoeda no Discord

17 de fevereiro de 2021

Spotlight

PL 317/21: Plenário aprova criação do Governo Digital

O PL 317/2021, conhecido como o do Governo Digital segue agora para sanção presidencial.

26 de fevereiro de 2021

Qual é o valor legal de uma assinatura eletrônica?

No passado, muitas pessoas relutavam em usar documentos ou assinatura eletrônica, questionando sua validade legal e a capacidade de usá-los como evidência ​​em processos judiciais ou demais contextos jurídicos

25 de fevereiro de 2021

Diretor da Digicert fala sobre os megavazamentos no Brasil e as novas relações de confiança na internet

Segundo Dean Coclin , “Os consumidores devem agora olhar além da fechadura para verificar se o site é autêntico”.

24 de fevereiro de 2021

Assinatura Eletrônica nos contratos e em outros atos jurídicos

“A assinatura eletrônica decorrente de certificados emitidos no âmbito do ICP-Brasil é eficaz para qualquer ato jurídico por força do art. 10 da MP 2.200-2/2001”

23 de fevereiro de 2021

Mergulhando e Navegando no Submundo da Deep Web

Deep Web (dark web, deepnet, invisible net, undernet, ou hidden web) refere-se a qualquer rede fechada que compreende um grupo privado de pessoas, que querem se comunicar.

25 de julho de 2016

Os golpistas estão atraindo os usuários do Discord para uma falsa transação de criptomoeda com a promessa de Bitcoin ou Ethereum grátis.

O Discord foi originalmente criado para gamers, mas graças ao seu prático sistema de “servidores” (comunidades), canais e mensagens privadas, ele conseguiu atraiar todos os tipos de pessoas, de grupos de estudo a clubes de interesse comum – incluindo fãs de criptomoeda.

Em seus servidores, os negociantes discutem as últimas novidades em altcoins, os investidores compartilham previsões e os golpistas ponderam como lucrar com ambos. Explicamos o esquema mais recente e explicamos como não cair nessa.

Cuidado com ofertas de criptomoeda muito generosas

Os golpistas procuram vítimas nos servidores de criptomoeda Discord e enviam mensagens privadas que parecem vir de uma plataforma de trading que distribui criptomoedas.

As razões para tal alegada generosidade variam de mensagem para mensagem, mas quer a bolsa esteja apoiando os comerciantes em tempos difíceis ou tentando atrair novos usuários, o impulso é sempre o mesmo: o destinatário sortudo foi escolhido aleatoriamente para receber um pagamento impressionante em Bitcoin ou Ethereum.

A mensagem fraudulenta prometendo Ethereum grátis é assim

A mensagem, repleta de emoji, contém instruções detalhadas (e um código) para aceitar o presente, bem como um link para se registrar no serviço de trocas de criptomoedas.

O link abre um site que se parece com páginas de trading, com um layout adaptável, design inteligente e informações sobre a taxa de câmbio, gráficos, livros de pedidos e histórico de negociação que os comerciantes de criptomoeda esperariam ver em uma plataforma de negociação.

Os visitantes também encontrarão suporte técnico e várias opções de idiomas. Alguém claramente teve muita dedicação para fazer o site parecer legítimo.

A página inicial de uma Plataforma de trocas falsa onde os usuários do Discord receberam a promessa de Bitcoin e Ethereum

A atenção aos detalhes se estende até mesmo para oferecer às vítimas autenticação de dois fatores para proteger suas contas, além de proteção antiphishing. Aqui, é claro, o objetivo é puramente adicionar plausibilidade; o verdadeiro propósito do site é transferir dinheiro da vítima para o criminoso.

O site falso solicita que a vítima habilite a autenticação de dois fatores e a proteção contra phishing

Para concluir o registro, a vítima precisa fazer um pequeno depósito em criptomoeda (agora ou mais tarde) ou passar por uma verificação de identidade do Know Your Customer (KYC).

O procedimento é como o que você pode encontrar em uma plataforma legítima, exigindo detalhes de contato, uma foto de um documento de identidade e uma selfie tirada com um pedaço de identidade e uma folha de papel com o endereço do serviço de intercâmbio, data de registro, e assinatura.

Os golpistas parecem estar coletando um banco de dados para vender; muitos serviços legítimos, incluindo financeiros, usam esses conjuntos de dados pessoais para confirmar as identidades dos usuários, para que eles consigam um bom preço na dark web.

A insistência dos golpistas de que os documentos de identidade com foto não devem ser marcados de forma alguma, dá suporte a nossa suspeita.

A página de verificação de identidade pede informações pessoais, um documento de identidade com foto e uma selfie de confirmação

Após o registro, é hora de ativar a chave do prêmio da mensagem no Discord e receber o pagamento. Para as vítimas que ainda estão jogando, o sistema aceita o código e as moedas Bitcoin ou Ethereum prometidas aparecem em suas contas. Quando a vítima tenta mover as moedas da bolsa para sua própria carteira, no entanto, ela encontra apenas obstáculos.

Os golpistas afirmam que precisam de uma recarga – em nosso caso, 0,02 BTC ou um valor equivalente em Ethereum ou dólares americanos. (Todo dinheiro enviado aos golpistas desaparece para sempre, é claro, e o prêmio nunca foi real.)

A Internet é o lar de várias transações de criptomoedas falsas, e fóruns e sites de avaliação já listam avisos sobre elas.

Como se proteger contra golpistas

Aqui estão algumas regras simples:

  • Nunca confie em estranhos, especialmente aqueles que oferecem dinheiro de graça;
  • Nunca compartilhe informações pessoais com sites nos quais você não confia 100%;
  • Tome especial cuidado com os documentos oficiais e nunca envie fotos deles a ninguém;
  • Definir as configurações de privacidade do Discord para evitar tais ofertas;
  • Use uma solução de segurança confiável. Por exemplo, o Kaspersky Internet Security não apenas avisa os usuários sobre sites de golpes e phishing, mas também protege seus computadores contra malware.

Fonte: Kaspersky Daily

Regulador francês quer mudar a forma como a Europa regula criptomoedas e blockchain

Transações com criptomoedas para iniciantes

Blockchain não é criptomoeda. É preciso desmistificar ambos

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br   +55 11 3881 0019