Últimas notícias

Fique informado

Google anuncia amanhã (26/5) aplicação de pagamento móvel via NFC

25/05/2011

Segundo Bloomberg, clientes da operadora Sprint poderão usar o smartphone para pagar contas e serviços; débito será feito no cartão de crédito.
A Google deve revelar amanhã, quinta-feira (26/5), uma aplicação de Near-Field Technology (NFC) para permitir o pagamento móvel por meio de smartphones da operadora americana Sprint.

A Google não confirmou a informação, divulgada inicialmente pela Bloomberg. Um representante da Sprint afirmou que a operadora “não comenta rumores ou especulações”.

Os aparelhos Android vão usar a tecnologia sem fio de curto alcance para permitir o pagamento em terminais receptores NFC em lojas e paradas de trânsito, de acordo com os informes.

O interesse da Google está na publicidade móvel, e a tecnologia NFC seria capaz de lidar com cupons móveis para bens e serviços.

Em abril, uma porta-voz da Sprint confirmou que a operadora estaria prestes a adotar a tecnologia NFC em parceria com uma empresa não identificada. A abordagem da Sprint permitiria que os pagamentos móveis fossem cobrados do cartão de crédito do usuário.

A Sprint geraria receita vendendo anúncios e cupons.

Por sua vez, em março afirmou-se que a Google estaria trabalhando com a MasterCard e o CitiGroup para levar o recurso de NFC aos celulares com Android.

À época, alguns analistas disseram que a Sprint estaria trabalhando com outras operadoras para adotar a tecnologia NFC em pagamentos móveis. A notícia de que a Spirint está trabalhando com a Google pode significar que o envolvimento da operadora com NFC está definitivamente selado.

As outras três grandes operadoras dos EUA – Verizon Wireless, AT&T e T-Mobile EUA – trabalham em um projeto conjunto chamado Isis.

O grupo planeja montar um projeto piloto de NFC em Salt Lake City em 2012.

De forma mais concreta, a Visa e 14 bancos anunciaram em 14 de maio planos para lançar um sistema de carteira digital em meados de outubro nos EUA e no Canadá, usando NFC em smartphones e tablets.

Analistas viram a abordagem da Visa como a mais completa já anunciada para os EUA.

(Matt Hamblen)
Comércio Eletrônico

Leia outras mtérias sobre NFC

21 Fev 2011
Near Field Communications – NFC, é um curto intervalo de alta freqüência tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de dados entre dispositivos em cerca de 10 centímetros (3,9 in) de distância.

03 Fev 2011
Aquelas pessoas que trabalham em um edifício que exige a apresentação de um cartão de entrada já tem uma ideia de como funciona a tecnologia NFC, já que este cartão possui um circuito integrado com permissões codificadas.
02 Fev 2011
O aparelho não tem suporte ao NFC, mas é possível usar um adaptador para isso. Também é preciso vaixar um aplicativo específico. Para pagar uma compra, basta aproximar o celular do terminal – não é preciso nem digitar
21 Fev 2011
A companhia explicou que o sistema vai ser baseado na tecnologia wireless de curto alcance NFC (Near Field Communications) e inclui sistemas de proteção contra fraudes. Um dos diferenciais do produto é que ele não
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<