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SIGEPE | Governo aprimora acesso a dados funcionais para servidores

SIGEPE | Governo aprimora acesso a dados funcionais para servidores

10/10/2016

Desde o início de setembro, ficou ainda mais segura a porta de entrada para o ambiente tecnológico que concentra todos os dados funcionais dos milhares de servidores públicos federais.

Essa porta de entrada é o Sigac: o Sistema de Gestão de Acesso que se integra ao Sistema de Gestão de sigacPessoas do Governo Federal (Sigepe).

E o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é parceiro na evolução desta moderna tecnologia de acesso que amplia a segurança e a transparência para a plataforma do governo que guarda dados sobre contracheque, simulação de empréstimos consignados, operações de crédito, pensão alimentícia, férias, e demais informações relacionadas a pensionistas e à vida funcional de servidores – ativos e aposentados.

“O Sigac possui uma interface simples e intuitiva de utilização, pela qual vários processos podem ser acessados de forma autônoma e independente por cada usuário”, ressalta Rogério Meneguim, coordenador-geral de Atendimento e Suporte do Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal do Ministério do Planejamento. “E traz inovações e facilidades ligadas à segurança da informação, propiciando a melhoria do ciclo de vida de identidade e acessos dos usuários, a automação e granularidade dos controles de segurança, e avanços na gestão de auditoria e rastreabilidade”, acrescenta.

A evolução tecnológica via Sigac traz benefícios de proteção para o usuário final, mas sem modificar a forma como este acessa o Sigepe. A única mudança que ele percebe é em relação à senha, que precisa ser alterada no primeiro acesso. E, durante essa alteração, ele pode optar por incluir uma ou duas perguntas secretas para acionar posteriormente, caso precise recuperar a senha.

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Angelo Zanata | Gerente do Sigepe

Angelo Zanata é gerente do Sigepe na superintendência do Serpro que atende ao Planejamento declara:

“O usuário pode escolher, se desejar, empregar um token com certificado digital”, acrescenta o representante do Serpro Angelo Zanata, ao citar o componente que, como é sabido, quando integrado a qualquer sistema, multiplica exponencialmente a proteção no acesso e no tráfego de dados.

“O Sigac representa uma camada que traz ainda mais praticidade, proteção e não-repúdio aos usuários, tanto gestores como servidores e pensionistas. Tudo isso garante que terceiros não acessem, sem permissão, os dados dos servidores guardados pelo governo”, ressalta Zanata, que é gerente do projeto Sigepe no Serpro.

Já os demais componentes de segurança ficam em uma camada que o usuário final não consegue ver e nem podem ser revelados, conforme preconiza os preceitos de combate a ataques hackers e de engenharia social. Esses componentes – além de trazer proteção para os servidores, pensionistas e gestores públicos – ajudam o governo a rastrear e auditar as operações realizadas via sistema e a salvaguardar os dados dos cidadãos usuários do Sigepe via Sigac.

Integração

No Siga há os módulos de controle de acesso, administração e integração. Este último agiliza a junção de aplicações e, com isso, a ideia é que o Sigac seja, futuramente, a porta de acesso a outros sistemas estruturadores de governo, a exemplo do Sigepe.

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Equipe do Sigac no Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal

“As vantagens desta integração são enormes para o governo. Entre elas, a redução de custos de desenvolvimento e atualização de sistemas, na medida que as funcionalidades de segurança serão compartilhadas e não mais replicadas individualmente em cada sistema, e o fortalecimento dos processos de controle, auditoria e rastreabilidade de uso das soluções”, frisa Rogério Meneguim (segundo à esq., na foto abaixo).

“Igualmente para os usuários das soluções, os ganhos são percebidos sob aspectos como o login único e a necessidade de interação com uma única ferramenta para a gestão de identidade e acessos a diferentes sistemas”, conclui Meneguim.

 

Vale ressaltar que o volume de usuários do Sigepe é de cerca de um milhão de pessoas pertencentes a mais de 200 órgãos.

A solução possui mais de 1,5 milhão de matrículas em sua base de dados e processa mais de R$ 100 bilhões em folha de pagamento por ano.

Além de estar na web, o sistema está disponível na versão móvel, com o app Sigepe Mobile, que pode ser instalado em tablets e celulares com Android e iOS.

O Sigepe e o Sigac são resultados de um consórcio formado entre o Serpro, o Ministério do Planejamento e a Dataprev (Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social). O Sigepe foi desenvolvido e está hospedado no Serpro. O Sigac também está hospedado no Serpro, e foi desenvolvido pela Dataprev.

“Somente com a capacidade técnica e o comprometimento das equipes dessas instituições foi possível entregar uma solução com a qualidade demonstrada. Em menos de 20 dias de integração do Sigepe ao Sigac, mais de 500 mil usuários criaram senha no sistema. No mesmo período, o Sigac atingiu mais de 6 milhões de visualizações de páginas. É um grande desafio alcançado”, finaliza o representante do Planejamento.

PASSO A PASSO
Servidor ou pensionista que ainda não criou uma nova senha deve seguir os passos a seguir. É simples e rápido:


Passo 1:
Acessar o Sigepe, no Portal do Servidor, ou diretamente o link: gestaodeacesso.planejamento.gov.br
Passo 2:
Se possuir certificado digital, clicar no botão “Certificado Digital” e acessar através do código PIN (não é necessário prosseguir com os demais passos)
Passo 3:
Se não possuir certificado, selecionar a opção de “Precisa de Ajuda?”
Passo 4:
Selecionar a opção “Primeiro Acesso”
Passo 5:
Preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida clicar em “Continuar”
Passo 6:
Seguir as instruções descritas na tela (será enviado um e-mail com um link de confirmação)
Passo 7:
Acessar o link enviado por e-mail
Passo 8:
Será redirecionado para uma página de verificação do link de confirmação. Selecionar “Continuar”
Passo 9:
Informar os dados cadastrais solicitados. Clicar em “Confirmar”
Passo 10:
Cadastrar resposta a duas perguntas desafios (opcional)
Passo 11:
Atualizar número de telefone celular (opcional)
Passo 12:
Cadastrar senha, preenchendo os campos “Nova Senha” e “Confirme a Nova Senha”. Clicar em “Confirmar”. Clicar “Sim” na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado
Passo 13:
Usuário será redirecionado para página de confirmação do cadastramento com sucesso da senha

Para saber mais, há o link Dúvidas Frequentes: www.servidor.gov.br/servicos/faq/duvidas-frequentes-de-acesso

 

Fonte: Serpro | Revista Tema

 

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