Iniciativa mira na prevenção contra ameaças e incidentes cibernéticos dentro de órgãos da administração pública federal
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que institui a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos, com o fim de proporcionar prevenção contra ameaças cibernéticas e de elevar o nível de resiliência em segurança cibernética dos ativos de informação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
A participação na Rede é obrigatória para todos esses órgãos e entidades. Para as empresas públicas e sociedades de economia mista federais, a participação na Rede se dará por meio de adesão, de maneira voluntária.
A iniciativa foi motivada pelo fato de as ameaças cibernéticas terem crescido em escala mundial.
Organizações públicas e privadas de diversos países têm reforçado suas políticas de segurança da informação e de segurança cibernética e elevado o nível de proteção dos sistemas computacionais por eles utilizados, especialmente no âmbito da gestão estatal.
O Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República será a unidade responsável por coordenar a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos.
De acordo com o decreto Nº10.748, de 16 de julho de 2021, a então Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos tem por finalidade aprimorar e manter a coordenação entre órgãos e entidades da administração pública federal direta.
Fonte: Secretaria-Geral
Transformação digital: Governo brasileiro digitaliza 3 mil serviços
Como o governo da Austrália age na prevenção e recuperação de ransomwares, inclusive o da JBS
Estratégia de Governo Digital 2020-2022 tem 30% das metas já concluídas
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!