Personagens para montar e brincar no Guia “Internet Segura” para crianças chegam para complementar os materiais disponíveis para o público infantil
Para celebrar o Dia das Crianças, personagens e outros materiais estão disponíveis gratuitamente para download, e ajudam os pais a ensinarem os filhos sobre como evitar riscos na rede
Que tal brincar com seus filhos e, ao mesmo tempo, ensiná-los sobre como navegar on-line sem riscos? Em comemoração ao Dia das Crianças, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou bonecos de papel tridimensionais das personagens do Guia Internet Segura: divirta-se e aprenda a usar a Internet de forma segura, desenvolvido pelo Centro.
Basta imprimir os moldes disponíveis gratuitamente para download no portal Internet Segura, recortar, colar e se divertir.
A garotada poderá exercitar a criatividade, inventando histórias com integrantes da “turma do bem” (Firewall, Antivírus, Backup e Autenticação) e da “turma do mal” (Vírus, Spyware, Trojan e Zumbi).
“As crianças costumam realizar uma série de atividades na Internet. Essa prática se intensificou em razão do isolamento social e das aulas remotas durante a pandemia COVID-19. Por que não aproveitar a data para alertar, de forma lúdica e leve, sobre os cuidados que precisam ser tomados no ambiente digital?”, sugere a gerente geral do CERT.br, Cristine Hoepers.
A equipe do CERT.br contou com a ajuda dos pequenos para chegar à versão final das personagens para montar. “Eles participaram do beta-teste das montagens. Aprimoramos alguns pontos importantes com base no feedback que nos deram”, complementa Hoepers.
Turma do bem x turma do mal, quem são essas personagens?
Turma do Bem:
– Firewall: é o dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores;
– Antivírus: ajuda a turma do bem a detectar, anular e eliminar vírus e outros tipos de códigos maliciosos do computador;
– Backup: salva todas as informações do seu computador em outro dispositivo e não perde nada;
– Autenticação: o segurança da turma. Confirma se quem está ali é mesmo o dono do dispositivo. Pede senhas e outros códigos de verificação, checa tudo antes de liberar a entrada.
Turma do mal:
– Vírus: espalha-se pela rede inserindo cópias dele mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos;
– Spyware: espião da turma. Observa o que você faz no seu dispositivo e conta para o invasor;
– Trojan: também chamado de Cavalo de Tróia. Além de fazer o que você espera que ele faça, também faz outras coisas, normalmente maliciosas, sem que você saiba;
– Zumbi: esse é o nome do computador que foi infectado por um bot. Nesse caso, a máquina pode ser controlada remotamente, sem que você saiba.
A ação também é uma maneira de divulgar o Guia Internet Segura, elaborado especificamente para o público infantil. “No material, entre uma explicação e outra, há caça-palavras, jogo da memória, dominó e labirinto, também disponíveis de forma separada em uma seção do portal destinada às crianças. Por meio da brincadeira, elas podem assimilar melhor as mensagens”, explica Miriam von Zuben, Analista de Segurança do CERT.br.
Outras iniciativas do NIC.br
Além das personagens e do Guia Internet Segura, o NIC . br disponibiliza gratuitamente no Portal Internet Segura (http://internetsegura.br/) diversos materiais de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos com temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, pessoas com mais de 60 anos até técnicos em Internet e Redes.
Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em http://www.cert.br/ .
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio – Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações – Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação – Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego – IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas – Ceweb.br (http://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
- Gartner prevê as 10 principais tendências tecnológicas que serão destaque em 2025
- 5 dicas de como as marcas podem evitar prejuízos com golpes digitais em 2025
- Tecnologia a serviço do Natal: campanha usa inteligência artificial para simular videochamada com o Papai e a Mamãe Noel
- 7 executivos elencam tendências de Inteligência Artificial para 2025
- Tendência para 2025, implementação de computação quântica ainda enfrenta desafios