Menu

Últimas notícias

Fique informado

Hackers que atacaram empresa de energia de Portugal pedindo resgate em Bitcoin revelam documentos da companhia

07/05/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado”

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Blockchain and Decentralized Identity: How Transparency Can Improve Identity Verification for Banks

When re-framing decentralized identity problem from one that banks must solve individually, to one that banks can solve collectively.

27/04/2020

Os hackers que atacaram a maior companhia de energia de Portugal, a EPD, revelaram alguns documentos da empresa na “dark web” após não terem recebido o resgate em Bitcoin

Em abril, os invasores conseguiram acessar um servidor interno da companhia elétrica e furtaram 10 terabytes de informações sensíveis. Para não tornar públicas as informações roubadas, os hackers pediram um resgate de 1.580 Bitcoins (cerca de R$ 57 milhões na ocasião) que teria sido pago.

De acordo com o portal local ZAP, que reportou sobre o caso nesta quarta-feira, dia 6 de maio, entre os documentos divulgados está um quadro com detalhes e dados sensíveis dos funcionários do grupo nos EUA, além de um plano de gestão de crises da EDP Renováveis dos EUA.

Este plano, criado em 2011, detalha os procedimentos a serem adotados pela empresa em casos de furacão e contém contatos de emergência, níveis de crises e outras informações.

O prazo inicial dado pelos criminosos foi dia 18 de abril.

Conforme informou o ZAP, os criminosos teriam dobrado o resgate para 3.160 Bitcoin há alguns dias. No entanto, horas depois, o novo pedido teria desaparecido e os hackers informaram à empresa que as chaves de desencriptação das pastas roubadas foram eliminadas. Desta forma, a EDP poderia recuperá-las.

A EDP informou que “a recuperação dos equipamentos e sistemas que foram alvo de ataque foi assegurada pelas equipes da EDP, em colaboração com os seus parceiros habituais, estando esse trabalho de recuperação praticamente concluído”.

Além disso, a EDP afirmou não ter recebido nenhum pedido de resgate.

“Confirmamos também que a EDP não recebeu e, por conseguinte, não pagou qualquer pedido de resgate. A investigação, com a qual a EDP tem colaborado desde o primeiro momento, está a ser conduzida pelas autoridades, que poderão prestar os esclarecimentos que entenderem necessários”, disse uma fonte oficial da empresa.

Fonte: Criptofacial

A importância da boa administração dos certificados SSL/TLS para se evitar interrupção de serviços e impedir ataques hackers

Hackers que atacaram Binance transferiram bitcoins roubados, dizem pesquisadores

A ‘Perfect Storm’ Is Brewing For The Bitcoin Price

 

Acompanhe nossas colunas sobre bitcoin e cibersegurança!

  Explore outros artigos! ] i

Pular para a barra de ferramentas