Últimas notícias

Fique informado
ICP-Brasil: novo processo de homologação de equipamentos

ICP-Brasil: novo processo de homologação de equipamentos

30/04/2015

Spotlight

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

ITI prorroga prazo de homologação de equipamentos da ICP-Brasil

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – informa

06/08/2015
Novo processo de Homologação foi debatido entre as entidades

Novo processo de Homologação foi debatido entre as entidades

O diretor-presidente do ITI, Renato Martini, destacou a importância da homologação para garantia da interoperabilidade entre os equipamentos utilizados pela ICP-Brasil, uma das importantes características do Sistema Nacional de Certificação Digital.

Na tarde desta terça-feira, 28, reuniram-se na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília, representantes do Instituto, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID e da NCC Certificações.

O objetivo do encontro foi a promoção de um debate sobre o novo processo de homologação de equipamentos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Na reunião foram debatidos os processos e prazos que devem ser seguidos durante a fase de transição do modelo atual de homologação para o modelo Inmetro. A expectativa é que o diálogo entre as entidades torne mais transparente o processo de transição, garantindo participação de todos os entes envolvidos: governo, indústria e sociedade civil.

Durante o encontro, reiterou-se os prazos que devem ser seguidos para manutenção das homologações já vigentes e para homologação de novos equipamentos.

No caso da revalidação das homologações já vigentes, o prazo para submeter o produto ao Organismo de Certificação de Produtos – OCP acreditado encerra-se no dia 19 de maio. Todos os prazos referentes ao novo processo de homologação de equipamentos encontram-se disponíveis na Nota Técnica nº 001/2015 CGNP/ITI e na página sobre Homologações no site do ITI.

Ao fim do encontro, ficou acertada a continuidade dos encontros, para novos debates e acompanhamento dos processos. Participaram da reunião o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o presidente-executivo da ABRID, Célio Ribeiro, o presidente e o Business Manager da NCC Certificações, Sérgio Toshio e Marcelo Leite, receptivamente.

Saiba Mais

Em 10 de janeiro de 2013, foi publicada no Diário Oficial da União – DOU a Portaria n° 8 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro que aprovava os Requisitos de Avaliação de Conformidade – RAC para equipamentos de certificação digital no padrão ICP-Brasil. Assim, surgia formalmente o processo de certificação no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade – SBAC dos equipamentos utilizados para a operação da certificação ICP-Brasil.

A ICP-Brasil migrou de um modelo próprio de reconhecimento e acreditação de equipamentos (hardwares) para o sistema Inmetro, internacionalmente reconhecido. Agora, para homologação de equipamentos de certificação digital junto à ICP-Brasil, primeiramente deve-se submeter o produto ao Organismo de Certificação de Produtos – OCP, acreditado pelo Inmetro, para obtenção do Certificado de Conformidade, logo após, deve-se buscar a homologação junto ao ITI. Os equipamentos que devem seguir tais procedimentos são: cartões, leitoras, tokens e HSMs.

Fonte: ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<