Últimas notícias

Fique informado
Identidade digital 2017 | Soluti mira em conectividade, mobilidade e Internet das Coisas

Identidade digital 2017 | Soluti mira em conectividade, mobilidade e Internet das Coisas

18/01/2017

Após nos consolidar como autoridade certificadora, nós da Soluti, estamos investindo na construção de soluções de identidade digital idealizadas para integrar sistemas inteligentes conectados com alta disponibilidade e mobilidade visando facilitar o uso e a gestão dos certificados digitais e documentos eletrônicos em escala.

Michel Medeiros 

São soluções que além de visarem mais praticidade para pessoas, geram redução de gastos para empresas por meio de serviços eletrônicos com o uso da certificação digital.

Conectividade

As pessoas precisam estar conectadas o tempo todo e as empresas precisam acompanhar essa evolução e dar a seus usuários, clientes e a sua comunidade em geral, elementos que gerem confiança da mesma forma que existem os “sinais” que nos orientam no “mundo presencial”.

Por exemplo: quando você vai a uma determinada loja, banco ou estabelecimento, vários elementos sinalizam que você está , de fato, naquele lugar e assim deve ser no mundo eletrônico e digital.

Quem cumpre muito bem esse papel é o certificado SSL – Secure Socket Layer, que é um protocolo de criptografia validado e emitido por autoridades certificadoras. O SSL identifica o site e a empresa proprietária e protege o canal de comunicação. Em função disso investimos e expandimos nossa operação nesse segmento e no final de 2016, nos tornamos a primeira Autoridade Certificadora privada filiada a GlobalSign no Brasil, ou seja a Soluti além do SSL ICP-Brasil também passa a emitir SSL de raiz internacional reconhecido por todos os navegadores e softwares de mercado.

Lucas Vieira

Principalmente agora, a partir de janeiro de 2017,  em que novas medidas passaram a ser adotadas pelos navegadores e portais de busca em que sites não seguros sofrerão “discriminação digital”, acreditamos que enfim haverá a conscientização da necessidade de proteção ”real” das informações trafegadas e a busca pela identificação inequívoca dos sites por parte das empresas que querem ter suas marcar projetadas na web e gerar  seus negócios no meio digital. Confia na matéria publicada no Crypto ID sobre o assunto: Lucas Vieira fala sobre o que muda em relação aos certificados SSL a partir de agora.

Mobilidade

No projeto que desenvolvemos em conjunto com a  Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp e com a  Associação Paulista de Medicina -APM, revolucionamos o uso do certificação digital entre profissionais da área de saúde. Agora  os médicos podem usar um único certificado digital em diversos hospitais, clínicas e consultórios.

Demos a esta solução o nome de Certillion health, pois seu motor é o Certillion, nossa plataforma mobile. O Certillion health  pode ser usado no desktop e em qualquer smartphones ou tablets, desta forma, facilita as atividades dos médicos que geralmente trabalham em mais de um hospital ou clínica. Hoje os médicos possuem, desnecessariamente, mais de uma identidade digital (certificados digitais). As equipes de enfermagem e gestores hospitalares também podem usufruir da plataforma e essa solução preserva o mesmo nível de segurança quando os hospitais utilizam a guarda dos certificados digitais em HSM (hardware security module) particulares.

Solução similar foi desenvolvida pela Soluti para atender a RDC 3021 da Anvisa para Laboratórios de Análise Clínicas, que devem fornecer laudos dos exames com assinatura de próprio punho do médico responsável ou por meio de assinatura com certificação digital. Existe aí um componente funcional para facilitar a assinatura dos laudos por mais de um agente do laboratório.

O Certillion torna ágil e prática a assinatura digital de documentos via celular ou tablets, com toda segurança e respaldo jurídico e a mesma mobilidade demos à soluções desenvolvidas para outros setores como para o CREA-RJ em que engenheiros podem assinar seus documentos do canteiro de obra ou em trânsito.

Identificação digital das pessoas, empresas e das coisas

Outra novidade que apresentamos em primeira mão aqui no CRYPTO ID é o S.DNA – Soluti Digital Network Attribute: Identificação digital das pessoas, empresas e das coisas.

O S.DNA foi criado para reunir um conjunto de características (atributos) pertencentes à indivíduos, empresas, objetos, produtos ou até mesmo à animais, com instruções caracterizadas como a genética de cada item para ser consultada de forma fácil e acessível, e que contenha evidências de autoria, integridade, confiabilidade, irrefutabilidade, rastreabilidade e sigilo.

Ao infinito e além!

Certificados de Atributos que conhecemos na forma convencional para entidades de classe, instituições de ensino, empresas públicas e privadas para identificação tanto indivíduos como empresas, é  super válido, mas já estamos pensando lá na frente, principalmente nas aplicações da IoT – Internet das Coisas, por isso, fomos além e desenvolvemos uma solução para que os consumidores possam checar atributos de objetos, produtos, acervos e tudo mais que se precise ser checado, de forma, fácil, simples.

Veja as possíveis aplicações para o S.DNA.

Para a indústria, o S.DNA leva aos consumidores detalhes sobre a qualidade e diferenciais dos produtos, apresentando: composição, forma de fabricação, histórico e outros atributos eleitos por seu fabricante, por meio de texto, vídeo ou fotos. Estamos falando de produtos que incluí de carros a vinhos.

Para catalogar acervos de fundações, empresas públicas e privadas ou de colecionadores, o S.DNA é a solução interessante, porque além da eficiência de gestão do acervo este arquivamento terá evidências técnicas com valor legal de autenticidade e irrefutabilidade.

Para administradores de grandes fortunas além de objetos de arte e jóias o S.DNA pode catalogar documentos como escrituras, certidões, procurações para que tudo esteja num único arquivo com assinatura digital e carimbo do tempo.

Para os grandes criadores de animais é uma solução fantástica. Seus animais poderão exibir seus pedigrees com linhagem completa, complementados com fotos, vídeos, premiações e todos os atributos do animal. Ideal para ser exibido na internet e também em exposições, competições e leilões.

Os projetos de engenharia e arquitetura podem ter todos os atributos sobre o projeto acompanhados pelas respectivas plantas e por laudos técnicos emitidos por órgãos competentes.

E não paramos por aqui.

Estamos incessantemente procurando dar usabilidade aos certificados digitais fora do modelo convencional em que o mercado concebeu há 15 anos atrás.  Na verdade, o que existe são certificados que identificam pessoas, empresas, aplicações e máquinas e agora com os certificados de atributos, as coisas e eles, os certificados digitais, devem estar disponíveis para uso nas mídias convencionais como smartcards, tokens e HSM, mas também em múltiplos dispositivos e nas nuvens.

Só a simplificação da aquisição e instalação do certificado digital levará a massificação do uso

A massificação do uso dos certificados digitais só vai acontecer em escala, fora das chamadas “obrigatoriedades”, se do nosso lado, da indústria da certificação digital, forem fomentadas soluções facilitadoras para usuários e empresas.

Simplificar de ponta a ponta a começar pela compra e instalação. Em qualquer ponto de atendimento da Soluti o cliente pode ir pessoalmente e comprar seu certificado digital da mesma forma que hoje adquiri um livro, por exemplo. O cliente entra na loja, paga e leva o produto na hora ou, se desejar, também pode comprar pela internet e agendar sua validação presencial.

Temos tecnologia robusta e recursos para garantir a segurança do mundo digital, só precisamos de criatividade, ousadia e muito respeito com nossos usuários.

* Michel Medeiros é Ceo da Soluti Tecnologia

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<