Últimas notícias

Fique informado
II Workshop AARB CertForum | Debates e conhecimento

II Workshop AARB CertForum | Debates e conhecimento

30/08/2016

Foi grande o interesse despertado pelo evento, promovido pela AARB, durante o 14º CertForum em Brasília

O II Workshop AARB – CertForum, ocorrido na última quarta-feira (24/08) começou com grande sucesso. Representantes de autoridades de registro (ARs) de todo o país, diretores e representantes de empresas e entidades tiraram dúvidas, discutiram e conheceram as novas aplicações e oportunidades para o mercado de certificação digital.

Alguns foram surpreendidos, aliás, com a existência de uma associação que represente as autoridades de registro do Brasil, como é o caso da AARB, e tiveram a oportunidade de conhecer suas ações junto aos órgãos públicos, autarquias e entidades.

Durante a abertura do evento o presidente da AARB, Nivaldo Cleto, apresentou a Associação e seus diretores e salientou a necessidade de uma união entre as empresas para fortalecer o segmento. “A exigência da certificação digital vem crescendo e em breve o Governo exigirá o seu uso para todas as empresas. O mercado é muito promissor”, disse.

Cleto completou que a AARB tem voz ativa em vários órgãos governamentais e de regulamentação, como o Comitê de Gestor da Internet (CGI.br), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), juntas comerciais, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entidades de classe e sindicatos.

“É a primeira vez que estamos participando. Estamos nos tornando associados e acho que vai trazer grandes conquistas para todas as ARs do Brasil.”

Emerson de Almeida Correa – AR SPC Plus

Adobe

paulo-300x300
Na primeira palestra do Workshop o diretor da AARB, Paulo Milliet Roque, apresentou a ‘Assinatura no Adobe com Certificado Digital ICP-Brasil’. Os arquivos em formato Portable Document Format (PDF), criado pela Adobe, são muito usados entre aqueles profissionais que formalizam contratos, pareceres ou qualquer documento que necessite de assinatura entre as partes. Neste ano o certificado da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) da ICP-Brasil passou a fazer parte em todo programa Acrobat Reader, utilizado para o PDF, o que possibilitou uma maior facilidade e popularização do uso do certificado digital.

“Suas equipes precisam saber gerenciar estes documentos que são muito importantes e populares no relacionamento entre as empresas e a ferramenta tornou-se extremamente simples com a inclusão do certificado AC-Raiz da ICP-Brasil”. Hoje qualquer documento assinado e aberto no Acrobat pode ser validado automaticamente, sem a necessidade de outros programas.

“O evento foi um marco da modificação do mercado. Não conhecia a Associação, mas já me associei hoje mesmo. Recomendo para todas se associarem e a nossa AR vai participar ativamente da AARB.”

Gerson de Almeida Correa – Certifika Digital

Mudança

Em seguida, o criptógrafo, pesquisador e colunista do CryptoID, Sérgio Leal, alertou sobre os impactos da 20160824_142239-300x290identificação digital no cotidiano das pessoas. “Identidade é o novo perímetro. Os especialistas em segurança dizem que o que vale agora não são mais os antivírus e firewalls e sim saber quem é a pessoa, não importa se for pelo celular, tablet, Internet das Coisas ou redes sociais. O que importa é você saber efetivamente quem é aquela pessoa com quem você vai se relacionar”, disse Leal.

“Nos próximos anos todas as empresas serão praticamente baseadas em softwares. Há um conjunto enorme de coisas se transformando”, lembrou o palestrante que citou exemplos como as plataformas de streaming de canais a cabo, Netflix, Uber e os escritórios virtuais.

“A certificação digital veio transformar o mundo de negócios, garantindo com quem estamos lidando no mundo. O ambiente virtual modificou as relações de trabalho”, completou Leal.

“Parabenizo a diretoria da AARB pela brilhante atuação no 14º CertForum e pelas constantes colaborações que tem efetuado neste mercado. Incentivo para que todas as Autoridades de Registro venham conosco nesta jornada para vencer nossas dificuldades e evoluir fazendo novos progressos no mundo da Certificação Digital.

Clovis Kaminskas
Kaminskas Certificados Digitais

Cartório Digital

20160824_144210-300x189Um exemplo dessas transformações pode ser conferida na palestra do Tabelião Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, Ayrton Filho, que apresentou o primeiro portal de assinaturas com intervenção notarial do país. Nele é possível realizar reconhecimento de firmas de documentos como contratos, procurações, declarações, autorizações, laudos e exames entre outros com certificado digital ICP-Brasil.  A novidade já foi matéria da AARB. “O Cartório Digital esta tendo uma ótima aceitação e a novidade é tamanha que muitas pessoas não acreditam que é possível existir um serviço desses”, disse Filho. “O seguro mais barato é o reconhecimento de firma e esta é uma boa oportunidade para as autoridades de registro”, lembrou.

“Quero parabenizar a AARB pela iniciativa. Eu acho que as ideias que foram lançadas aqui tem que florescer e dependem muito das iniciativas das certificadoras e das autoridades de registro. É preciso conversar com a sociedade para ver suas necessidades e buscar mais aplicações. A mesma coisa foi com o Cartório Digital. Eu conheço o meu cliente e eu sei o que ele quer. O que eu fiz? Eu moldei e agora estou tentando distribuir uma ferramenta para quinze mil cartórios.”

Ayrton Bernardes Carvalho Filho
Consultor em certificação digital notarial

 

emerson-300x198

NFe

Emerson Castro, sócio diretor da AR Sempre, apresentou uma solução da empresa para o fim do emissor gratuito da
Nota Fiscal Eletrônica (NFe), anunciada pelo Governo Paulista para o dia 1º de janeiro de 2017. A notícia é considerada mais uma oportunidade de negócios para as autoridades de registro. O certificado digital é obrigatório para a comunicação com a Secretaria da Fazenda e com o fim do emissor será necessário, além do certificado, um sistema próprio para a empresa.
Castro apresentou uma solução de sua empresa, um emissor eletrônico totalmente personalizado para o cliente, com sua marca e todo o suporte necessário, além de modelos comerciais diferenciados, como o móvel.

“Nós oferecemos um produto personalizado ao cliente apto para qualquer regime tributário”, disse e se prontificou a realizar uma conferência para detalhar melhor o serviço diante do grande interesse do público presente.

“Gostaria de elogiar toda a diretoria da AARB. Foi um evento extremamente importante, até porque colocou situações relevantes para as ARs e percebemos que a Associação esta ligada a situações de risco que este mercado tem. É importante a gente se fortalecer na Associação para combater estas situações.”

Emerson Castro – AR Sempre

 

Debates

Ao final do II Workshop AARB foi realizada uma sessão de debates tendo como moderadores os diretores Bruno Linhares e Antônio Carlos Correia, onde foram discutidos vários temas de interesse das ARs neste que foi o primeiro formato de mesa redonda realizado pela AARB.

debates1 (1)

Entre as preocupações do setor esta o excesso de carga tributária e os diversos entendimentos dos fiscos, gerando instabilidade no mercado de certificado digital. “É preciso uma revisão da carga tributária em cima das ARs”, indicou Linhares.

Trabalhar em conjunto com os associados para regulamentar um código de ética para as atividades das Autoridades de Registro e aumentar a divulgação das vantagens do certificado digital das diversas atividades que hoje podem ser realizadas foram outras questões abordadas. “As pessoas ainda se surpreendem com as facilidades da certificação, o que indica que não estão muito bem informadas”, lembrou Bruno Linhares.

debates2 (1)

Diretor de Tecnologia da Informação da Fenacon, Dorywillians de Azevedo, participa dos debates

“Temos conquistado várias vitórias. Somos uma nova e pequena entidade, mas pensamos grande e a associação de todos é muito importante para amplificar nossas demandas”, disse Antônio Correia.

Todas as sugestões serão enviadas e discutidas em futuras reuniões da AARB com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) e outras entidades e órgãos públicos.

Ganhadores do sorteio de camisetas de seleções oferecida pela empresa DigitalSign

camisas (1)

Fonte: AARB

 

patrocinio

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<