Últimas notícias

Fique informado
A importância da inovação na atualidade

A importância da inovação na atualidade

17/06/2016

Por Eder Souza

Eder Alvares P. Souza – Co-fundador da eSafer e Colunista do CryptoId

Eder Alvares P. Souza  |  Co-fundador da eSafer e Colunista do CryptoId

Esses últimos 10 anos, para o setor de tecnologia, estão sendo muito diferentes se comparados as décadas anteriores devido a velocidade com que as coisas vêm se transformando. Nesse período, novas empresas surgiram, algumas se consolidaram e multiplicaram sua participação no setor enquanto outras desapareceram ou perderam uma grande fatia de seus mercados.

Modelos de negócio também foram modificados, onde ao invés de licenciar softwares e ter esses ativos todos imobilizados, as empresas começaram a aceitar o modelo de softwares como serviço e assim pagam pela sua utilização. Esse modelo que rapidamente foi adotado por empresas de diversos setores, inicialmente gerou muitas dúvidas no setor de desenvolvimento e licenciamento de software, mas hoje é possível notar que quase todas as empresas do setor já oferecem algum dos seus produtos nessa modalidade.

Eder participa do Evento eShow

Data: Quinta-feira, 23 Junho 2016

Local: Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo |  Auditório 1 -VIP

Horário: Das 10:00 – 11:00

Tema: Transformação digital do talento: como gerir uma equipe de TI para conseguir mais inovação?

Moderador: Rodrigo Mourão – Webjump

Palestrantes: Eder Souza – e-Safer  e Fábio Miranda – TOTVS

Até segmentos conservadores do setor de software, como o de Segurança da Informação, estão sendo forçados a mudar seus modelos de comercialização e assim, oferecer seus produtos na modalidade SaaS. Um exemplo claro dessa mudança está na aquisição de software para proteção de desktop, como o antivírus, onde até pouco tempo atrás você só tinha a opção de adquirir através da compra de uma caixinha contendo um CD e um código de licença e hoje, através do site do fabricante, você efetua o download do software e licencia o mesmo por um determinado período e assim, se não gostar do produto poderá deixar de licenciar ao termino do contrato atual.

Outro ponto importante são as inovações no setor, onde as empresas de TI estão transformando a forma como pessoas executam suas atividades diárias e até se relacionam com outros indivíduos. Hoje podemos comprar praticamente qualquer produto e até contratar serviços como chamar um motorista particular para nos levar a algum lugar, comparar preços em diversas lojas online, efetuar compras, efetuar transações no mercado de investimento, entre outras ações usando o próprio smartphone.

Agora estamos constantemente conectados, permitindo a nós receber e até responder mensagens de forma quase instantânea e essa mudança de hábitos tem incomodado bastante grandes empresas do setor de telecomunicações, que tem seus negócios multimilionários ameaçados por aplicativos disponibilizados gratuitamente aos usuários.

Os bancos e empresas financeiras também não estão imunes a essas mudanças e assim, já acompanham com muito cuidado a fintechs, empresas que tem tamanho muitas vezes menores, mas que estão inovando no setor e abocanhando serviços que até pouco tempo atrás eram exclusividade dos grandões. E nesse cenário existe um obstáculo aos grandes que está relacionado a velocidade na inovação, pois para os pequenos, apesar dos desafios e do time reduzido, a inovação é algo que está em seu DNA.

As fintechs já oferecem empréstimos para estudantes, cartões de crédito, serviços de pagamento online, geração e cobrança de boletos via aplicativos e até a compra de cafés em uma rede famosa de cafeterias usando somente o smartphone.

E como as empresas conseguirão sobreviver em um cenário onde tudo muda rapidamente e precisamos reinventar todo o negócio frequentemente? Inovando sempre!

As empresas precisarão estar mais próximas dos seus clientes, escutar mais suas angústias e necessidades, mostrar novidades e estarem preparadas para se reinventar em intervalos de tempo cada vez menores. O principal desafio para que tudo isso aconteça é estar preparado internamente para esse novo cenário, onde os gestores e seus colaboradores precisam estar capacitados para pensar fora da caixa, enxergar novas oportunidades em processos já existentes e que na maioria das situações, atendem as necessidades atuais.

Ter a capacidade para visualizar como algo pode ser feito de uma maneira mais eficiente, simples e atendendo aos desejos atuais, além de abusar das novas tecnologias, é um fator que poderá significar a existência para muitos e com isso, inovar será questão de sobrevivência daqui para frente.

Eder Alvares P. Souza

  • Mestre em Engenharia de Software pelo IPT-SP, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Segurança da Informação pelo IBTA e bacharel em Ciências da Computação pela FAC-FITO.
  • Professor do curso de Segurança da Informação do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada e responsável pelo tema Criptografia e Certificação Digital.
  • Atua há quinze anos na área de Tecnologia e Segurança da Informação e atualmente é Diretor Técnico na e-Safer Consultoria.
  • Vivência no desenvolvimento de produtos e implantação de soluções de Segurança e Certificação Digital em empresas de grande porte.
  • Eder é colunista e membro do conselho editorial do CryptoID.
Leia outros artigos do Colunista Eder Souza. Aqui!

Fale com o Eder Souza por meio dos comentários do site ou se preferir escreva diretamente para ele.

email esouza@e-safer.com.br

eShow | Feira e Congresso Internacional de E-commerce, Marketing Online, Hosting & Cloud, Social Media, Mobile e Internet of Things.

Datas: 22 e 23 de Junho de 2016

Horário: de 9h ás 19h

Lugar: Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo.

Entrada: R$ 150 se cadastrada através do site antecipadamente.

Encontros nacionais e internacionais: México D.F, São Paulo, Madri, Bogotá e Barcelona.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<