Últimas notícias

Fique informado
Indústria 4.0 é enredo no Carnaval Paulista

Indústria 4.0 é enredo no Carnaval Paulista

24/02/2020

Com o apoio da SPI Integração e outras instituições, Rosas de Ouro encanta público apresentando seu desfile sobre a revolução industrial

Trazendo inúmeros conceitos da Indústria 4.0, a escola levou para a avenida um desfile surpreendente, e mostrou que tecnologia dá sim, samba!

Recursos tecnológicos como IoT (internet das coisas), realidade aumentada, QR Code, entre outras soluções foram parte fundamental do desfile apresentado pela Sociedade Rosas de Ouro, na madrugada do domingo (23/02).

Última escola a desfilar, a agremiação encantou o público presente ao juntar tecnologia e samba.

“Nossa missão era iniciar um processo de democratização da Revoluçao 4.0 sem atravessar o samba, e a escola conseguiu isso graças à genialidade do carnavalesco André Machado e a todos os componentes, que abraçaram o enredo ‘Tempos Modernos’ e acreditaram que as inovações tecnológicas que estávamos propondo, traria mais experiência e interatividade com o público para o carnaval da Rosas”, diz Elcio Brito, diretor da SPI Integração de Sistemas — empresa de engenharia líder na condução e implantação de projetos de indústria 4.0.

A Roseira levou para a avenida o Robô YuMi e o personagem ROXP4, criado em realidade aumentada.

Fantasias carregavam dispositivos de QR Code, em que o público apontava o smartphone e entrava no desfile “vestindo” o figurino da escola, carros alegóricos em 3D, componentes da ala inclusiva usavam próteses biônicas, um aplicativo de celular foi disponibilizado gratuitamente, democratizando os conhecimentos sobre a revolução 4.0.

Graças ao trabalho conjunto entre as universidades USP, FEI e Mauá que desenvolveram experiências digitais com o apoio do IPT e da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de especialistas em tecnologia e inovação, foi possível colocar todas as ideias em prática, ajudando a fomentar a importância de um país avançado tecnologicamente.

O debate sobre o futuro e nosso espaço neste novo mundo precisa ganhar força não apenas no dia a dia das empresas, como também das pessoas. A realidade brasileira de inovação está muito atrás no ranking mundial. E precisávamos ajudar o país a impulsionar esses avanças tecnológicos, trazendo essa discussão para o maior número de pessoas. E conseguimos isso por intermédio da Rosas de Ouro, durante a maior festa do país!”, exalta Brito, que também é pesquisador da USP e coautor do livro Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil. Segundo ele, o carnaval já é um palco onde a sociedade se manifesta sobre temas importantes.

“A transformação digital da Rosas de Ouro foi só o começo. Queremos que o Brasil aproveite as oportunidades trazidas pela revolução 4.0 e entendam a importância deste conceito”, diz o executivo. “A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e ela vai ditar o rumo da nossa sociedade”, completa.

Sobre a Rosas de Ouro

Sete vezes campeã do carnaval de São Paulo pelo grupo de elite da Liga das Escolas de Samba, a Sociedade Rosas de Ouro é uma das maiores agremiações do país com 49 anos de tradição e exaltação da maior cultura popular brasileira. Fundada pelo visionário e eterno presidente, Eduardo Basílio, a Rosas de Ouro tem em seu DNA apostar em temas ousados para compor seus carnavais.

No ano passado, a escola conquistou o 3° lugar no grupo Especial da LigaSP com “Viva Hayastan!”, homenagem ao povo armênio. Este ano é a responsável por encerrar os desfiles no sábado, dia 22 de fevereiro, sábado, às 05h10, com o enredo “Tempos Modernos”.

Sobre a SPI

A SPI é uma empresa nacional de engenharia, com 27 anos de mercado, líder na condução e implantação de projetos da Indústria 4.0, que opera auxiliando seus clientes em processos produtivos inovadores. Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais composta por engenheiros e técnicos de quatro áreas de conhecimento da engenharia: produção, mecânica, elétrica e software, com expertise em tecnologias como a robotização, internet das coisas, inteligência artificial, sistemas ERP, sistemas PLM, sistemas MES, sistemas LIMS, sistemas SCADA, sistemas DCS, dispositivos móveis, beacons, dentre outras. O centro tecnológico e o assembly shop da companhia ficam em São Caetano do Sul (SP). A empresa conta ainda com escritórios em Detroit (EUA), Rosário (Argentina), São Leopoldo (RS), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).