O presidente do Instituto Fenacon, Márcio Shimomoto, e o superintendente do IFEN, Taicir Khalil, se reuniram, nessa quinta-feira (5/12), com o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) do Ministério da Economia, André Santa Cruz, para discutir os benefícios e impactos de tecnologias como o certificado digital no padrão Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), no processo de registro e elaboração de diversos documentos e serviços que afetam diretamente a rotina do setor empresarial.
O presidente do IFEN reforçou a importância de um governo mais digital para que o ambiente de negócios se torne simplificado e sem burocracias, mas com total segurança.
O dirigente do DREI solicitou também o apoio e continuidade da contribuição do sistema Fenacon para o relatório Doing Business, do Banco Mundial.
Publicado anualmente, o ranking global avalia as leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em 190 países. Hoje, o Brasil ocupa a posição 138 no quesito abertura de empresas, uma vez que são necessários 17 dias e 11 procedimentos para abertura de uma instituição.
O papel do Certificado Digital no desenvolvimento do País segundo Doing Business do Banco Mundial
Doing Business 2019 – Avaliação anual do ambiente de negócios de 190 economias
ANCD promove encontro com parlamentares e anuncia FENACON e CACB como novos associados
Fonte: FENACON