Menu

Últimas notícias

Fique informado
ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin

ITI e UnB assinam TED para desenvolvimento de plugin

24/01/2018

Spotlight

Aplicativo para atendimento remoto via smartphone identifica documentos, colhe assinatura e produz prova de vida

A solução da brasileira Vsoft integra sistemas de certificação que já fazem mais de 2 milhões de autenticações por mês em aplicativo de atendimento à distância.

08/04/2020

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

Para que deve servir a regulação da tecnologia?

Para que deve servir a regulação da tecnologia?

19/11/2017

Case UnB e-Sec | Solução diploma eletrônico

A solução desenvolvida pela e-Sec, solucionou o problema na emissão de certificados e diplomas de maneira ágil e simples. Foi desenvolvida uma plataforma web específica para assinatura de certificados e diplomas.

24/06/2016

Nesta terça-feira, 23, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Universidade de Brasília – UnB assinaram Termo de Execução Descentralizada – TED para o desenvolvimento de plugin que permite a assinatura digital em arquivos PDF baseado no padrão PAdES.

Na qualidade de representantes das instituições estiveram na cerimônia o diretor-presidente da autarquia Gastão José de Oliveira Ramos, e a reitora da universidade Márcia Abrahão Moura.

Atualmente, já é possível assinar documentos PDF com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A partir das iniciativas do ITI, foi possível produzir o TED e, assim, dar continuidade aos trabalhos na otimização do plugin que viabiliza a geração de assinaturas digitais a partir de aplicação usada na visualização de arquivos digitais.

“Ao nos depararmos com a necessidade de assinaturas digitais ICP-Brasil em documentos no formato PDF, identificamos a oportunidade de desenvolver uma solução que atendesse ao interesse da Administração Pública e da sociedade. O ITI, enquanto governo, permanecerá a mapear os diversos cenários, selecionar as situações que sejam propícias aos seus trabalhos e, principalmente, a ser protagonista da certificação digital ICP-Brasil e investidor da pesquisa de ponta. Criar mecanismos eficientes que desburocratizem e proporcionem economia e sustentabilidade ao país é uma de nossas metas”, comentou o diretor-presidente do ITI.

Em sua fala, a reitora da UnB reiterou o desejo da universidade em integrar projetos de pesquisa apoiados pelo ITI. Segundo ela, é possível que outros sejam iniciados.

“Assino cerca de nove mil diplomas por semestre. Não tenho alternativa senão lançar mão da tecnologia para que estes trâmites sejam acelerados, economizando assim tempo e recursos. Creio que este aporte possa servir de motivação para que outras alianças entre ITI e UnB sejam firmadas”, salientou. O total do repasse feito pelo ITI à UnB será de R$ 197.862,86.

Participaram da cerimônia o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Waldeck Pinto de Araújo Júnior, o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa Wilson Roberto Hirata, os assessores técnicos da presidência Ruy Ramos e José Antonio Carrijo, o coordenador de Planejamento, Orçamento e Administração Ronoilton Gonçalves e o assessor da área de normalização e pesquisa, Jorge Carvalho, todos do ITI. Além da reitora, esteve presente o coordenador do projeto de desenvolvimento do plugin, professor Thiago Alves da Fonseca.

Fonte ITI e Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

X
Pular para a barra de ferramentas