Últimas notícias

Fique informado

ITI lança nova ferramenta para acompanhamento do processo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

13 de fevereiro de 2020

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

18 anos após, em um ano ITI encaminha solução dos navegadores com selo Webtrust SSL

“Será um grande marco para o Brasil e para o ITI. Resolveremos, de uma vez por todas, esse grande problema” diz Marcelo Buz do ITI.

7 de fevereiro de 2020

Entrevista exclusiva com a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Ângela Maria de Oliveira

As entidades que atuam na ICP-BRASIL e as que estão em credenciamento precisaram atualizar os documentos que descrevem seus procedimentos. Como fazer de forma correta?

15 de dezembro de 2019

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI ao disponibilizar um portal para acompanhamento dos credenciamentos junto a ICP-Brasil, dá transparência ao sério trabalho que a autarquia realiza. Adicionalmente, dá ciência a sociedade brasileira de que existem processos e muitos requisitos a serem cumpridos pelos entes que se credenciam a ICP-Brasil.

Infelizmente, pelo desconhecimento dessa infraestrutura, ora apresentada pelo ITI, pela falta de entendimento em tecnologia, ou por defesa de interesses particulares, por vezes, algumas pessoas comparam e propagam assinaturas digitais produzidas com certificados emitidos em PKI – Public Key Infrastructure, em português ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas a outras soluções de autenticação e assinaturas eletrônicas.

Essa e outras iniciativas do ITI, vem colaborar para que a sociedade brasileira compreenda a robustez que existe por trás da sigla ICP-Brasil.”

ITI lança nova ferramenta para acompanhamento do processo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI lançou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, nova versão da ferramenta de acompanhamento do processo e das fases do fluxo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil

O objetivo é dar ainda mais transparência ao processo de credenciamento das empresas candidatas a ingressar na infraestrutura e explicar de forma detalhada as etapas que compõem o credenciamento das diferentes autoridades da hierarquia de confiança. O aplicativo pode ser acessado pelo botão “Credenciamento” em destaque no site do ITI.

assinatura-digital-no-holofote

Marcelo Buz – Diretor-presidente do ITI

“Esta é mais uma entrega desta gestão do ITI para modernizar, dar transparência e agilidade no processo de credenciamento dos entes da ICP-Brasil”, anunciou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

Nesta nova ferramenta poderá ser acompanhada a fila de credenciamentos de empresas candidatas a Autoridades Certificadoras – ACs, Autoridades de Registro – ARs, Autoridades de Carimbo de Tempo – ACTs e Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs.

A estrutura do ITI está dividida em duas abas, “Atendimento” e “Pendências”, e apresenta a lista de acordo com o número do processo. Para as ARs está disponível a informação da quantidade de dias em que o processo encontra-se em determinada etapa.

Outra novidade para o usuário é o botão “Ajuda”, que disponibiliza os fluxos simplificado (tela de abertura) e completo (link abaixo da imagem) de cada etapa do credenciamento.

Nesta página também são encontradas explicações objetivas sobre as etapas de cada um dos perfis das entidades da infraestrutura. O item Ajuda está disponível pelo menu lateral à esquerda da tela ou no canto superior direito da página. Ao acessar pela segunda opção, a ferramenta abrirá o menu correspondente ao mesmo tipo de entidade cuja fila está aberta na tela do usuário.

Fluxo simplificado do credenciamento de ACs, ACTs e PSCs.

Na primeira versão da ferramenta online, lançada em dezembro passado, apenas estava disponível a informação sobre a fila das ARs, que, segundo a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Ângela Maria de Oliveira, representam o maior volume de pedidos de credenciamento.

“Com esta nova versão do ambiente de acompanhamento de credenciamento estamos dando ainda mais transparência aos processos e disponibilizando informações adicionais e detalhadas do fluxo completo para cada uma das entidades da ICP-Brasil. Pelo canal de acompanhamento pretendemos atender os principais pleitos dos candidatos”, declarou Oliveira.

Fluxo simplificado do credenciamento de ACs, ACTs e PSCs.

  Confira a nova versão da ferramenta de acompanhamento dos credenciamentos da ICP-Brasil

 

Fonte: ITI

Resultado além da economia. Por Marcelo Buz

Janeiro bate recorde de emissões ICP-Brasil em relação aos anos anteriores

Site reúne serviços que utilizam certificação digital ICP-Brasil

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! ITI

  Explore outros artigos!