Últimas notícias

Fique informado

ITI lança site de validação de documentos médicos digitais em transmissão ao vivo

22/04/2020

ITI lança site de validação de documentos médicos digitais em transmissão ao vivo e atendimento à imprensa

assinatura-digital-no-holofoteNa transmissão pelo Youtube, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação explica a ferramenta, com a participação dos presidentes dos Conselhos Federais de Farmácia e de Medicina

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI lança amanhã – quinta-feira 23 de abril –, o site oficial para a validação de documentos médicos digitais (prescrições e atestados médicos).

Gratuito, o portal permite que médicos, pacientes e farmacêuticos mantenham o relacionamento, agora, de forma 100% online e com segurança no envio de documentos assinados digitalmente no padrão ICP-Brasil.

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, e a diretoria dos Conselhos Federais de Farmácia e de Medicina apresentam o portal em lançamento no canal do ITI no Youtube.

O serviço é mais uma solução de tecnologia que contribui com as ações do Governo Federal para evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19).

Sem sair de casa, o paciente poderá se consultar com um médico, receber prescrições ou atestados médicos em seu e-mail ou smartphone e comprar o medicamento indicado para o tratamento sem sair de casa. Tudo com segurança e garantia de autoria e integridade da ICP-Brasil.

Como funciona o validador do ITI

Ao submeter um documento médico digital no site serão conferidos se a prescrição ou o atestado médico é um documento original e se o médico ou farmacêutico que o assinou está habilitado junto ao conselho profissional de classe. Basta realizar o upload do arquivo em formato PDF e clicar em validar.

Serão consultados a validade da assinatura digital no padrão ICP-Brasil pelo ITI e o número do registro profissional pelo CFM ou CFF, conforme indicados no documento.

O resultado da pesquisa informará se o documento é válido e se não sofreu qualquer tipo de alteração após a sua assinatura.

Ainda apresentará os dados referentes ao médico ou farmacêutico que assinou o documento digital.

Serviço

Lançamento Validador de Documentos Médicos Digitais e atendimento à imprensa
Data: Quinta-feira, 23 de abril
Horário: 9h

https://www.youtube.com/user/ITIdigital

Lei 13.989/2020 que trata da validade da Telemedicina e Prescrição Médica Digital é sancionada pelo Presidente da República

ITI lança o validador de prescrições médicas eletrônicas. Confira e acesse!

Entrevista com Marcelo Buz, presidente do ITI sobre as recentes conquistas da ICP-Brasil