Na última quarta-feira, 30 de março, o ITI, recebeu a visita técnica da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República
Na tarde desta quarta-feira, 30 de março, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), recebeu a visita técnica da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.
A equipe foi recebida pelo Diretor-Presidente do ITI, Carlos Fortner, juntamente com o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Cardoso Pinheiro, os Assessores Especiais e Coordenadores do Instituto.
Durante a visita, foram apresentadas a estrutura e o ecossistema da ICP-Brasil, bem como a sua Missão e Função junto ao Governo Federal.
O Diretor Presidente do ITI, aproveitou a ocasião para expor tanto os resultados positivos decorrentes do crescimento de emissões de Certificados Digitais nos últimos 2 anos, quanto os desafios a serem enfrentados pela Autarquia e pelo ecossistema ICP-Brasil no futuro próximo.
A Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil (SAM), que tem por competência articular e monitorar as políticas públicas prioritárias do Presidente da República, foi representada pelo Subchefe Adjunto Executivo da Casa Civil, Guilherme Bianco, pela Subchefe Adjunta de Gestão Pública e Segurança, Luciana Lauria Lopes, pelo Assessor Especial, Marcelo Ribeiro Moreira, pelos Assessores, Guilherme Gontijo, Lucas Gaspar da Silva, Fernando Baccin e Brenner Soares e pelos Gerentes de Projetos, Adriane Pastore, Selaide Rowe Camargo e Carlos Roberto Malafatti.
Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma Autarquia Federal, criada por intermédio do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Em 2020 tornou-se também responsável pelo provimento de Solução de Assinaturas Eletrônicas Avançadas para a Plataforma Gov.br, em conformidade à Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e Decreto nº10.543, de 13 de novembro de 2020.
Em 2023 passou a ser o responsável, dentre outras atribuições, pela operacionalização dos processos de credenciamento, homologação, auditoria e fiscalização dos entes públicos e privados sobre sistemas biométricos, de personalização e de gráficas no âmbito da expedição da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conforme Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023.
Publicado decreto com novas atribuições para o ITI
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
Disponibilizado Relatório de Gestão de 2021 do ITI
ITI, UFSC e Inmetro assinam Protocolo de Intenções durante workshop com Mercosul
ITI disponibiliza dados agregados de emissões de certificados em 2021